Associados em Destaque Entretenimento Gastronomia

Rotas temáticas cativam as atenções de turistas durante a temporada de verão em Santos

Rei do Café, cafeteria mais antiga da cidade, recebe alto número de visitantes nesta temporada (Foto: Divulgação/Rei do Café)

Histórias foram feitas para serem contadas. E em Santos e seus mais de quatro séculos de existência, sobram relatos marcantes e divertidos, materializados em monumentos ou, até mesmo, em bebidas e sobremesas. Na cidade, é possível descobrir sobre cada ponto responsável por sua consolidação e crescimento econômico.

Para uma experiência turística ainda mais imersiva, Santos conta com rotas de turismo temáticas, onde o visitante pode desfrutar de diversas atrações. Combinando as interessantes narrativas com o prazer de saborear melhor a gastronomia local, as rotas alimentícias são carro-chefe do município.

Café

Desde os primórdios, a produção e exportação de café são duas das principais fontes de
renda local. Por isso, turistas buscam conhecer ainda mais da história de um dos principais
símbolos de desenvolvimento econômico da cidade.

Assim, a Rota do Café se torna uma opção agradável, divertida e saborosa para um passeio em família. Seu trajeto percorre a Praça Mauá, onde se localizam o busto de Irineu Evangelista de Souza, o Palácio José Bonifácio e a Praça dos Correios; O Museu do Café, onde estão guardados itens preciosos que contam mais da história do grão; A Rua XV de Novembro, onde está localizada a Associação Comercial de Santos e outras construções antigas; A antiga Estação do Valongo, primeira estação de trem do Estado de São Paulo, que durante o mês de janeiro apresenta o Bonde Café Japão, veículo fabricado em 1953, reconstruído nos últimos meses, e a Pinacoteca Benedito Calixto, que foi antiga residência de um rico exportador de Café.

Bonde Café Japão é atrativo principal da Estação Valongo durante o mês de Janeiro (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Santos)

Ao final desta viagem, ainda no Centro Histórico, o turista pode conhecer a mais antiga casa de café em funcionamento, o Rei do Café, que ocupa o mesmo espaço físico desde sua fundação, em 1912.

Administrada por Victor Mauri, A instituição é conhecida por produzir e torrar seus próprios grãos de café, além de suas sobremesas autorais, como picolés e milkshakes. Recebendo visitantes internacionais com regularidade, possui, além de seu tradicional espaço físico, unidades estabelecidas nos museus do Café e da Imigração.

Milkshake autoral, produzido pelo Rei do Café (Foto: Divulgação/Rei do Café)

Cerveja Artesanal

Nos últimos anos, a produção cervejeira de Santos está em constante crescimento, com mais de 70 mil litros produzidos mensalmente. Assim, a cidade também apresenta um leque variado de cervejarias, que agradam os paladares dos mais variados turistas.

Uma destas instituições é a Cervejaria Santista, administrada por Victor Doneux. Fundada em 2021, a cervejaria produz cerca de 14 mil litros mensais.

Além dos serviços de seu estabelecimento fixo, a Cervejaria Santista atua em parcerias com instituições de nome, como o Monte Serrat, onde instalaram uma de suas ‘Tap Stations’, com cinco torneiras de chope.

Como associada ao Santos Convention & Visitors Bureau, a Cervejaria também realizou grande número de trabalhos junto à entidade, fornecendo produtos que foram sorteados em feiras como a Abav Expo, no Rio de Janeiro, e na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris).

Cervejas artesanais foram alguns dos brindes distribuidos pelo Santos C&VB na última edição do Festuris

É de bastante importância estar alinhado com o Bureau, pois assim, abrem-se oportunidades de exposição da marca, além de termos maior facilidade em fechar eventos com as entidades promotoras de eventos na região.” – afirmou Victor Doneux, proprietário da Cervejaria Santista.

Através de produtos icônicos, como a cerveja e o café, é possível contar a história de Santos de maneira leve e versátil, além de proporcionar experiências únicas aos turistas.