A produção e exportação cafeeira em Santos é uma mola propulsora de economia e negócios no país. Toneladas do produto chegam ao Porto todos os anos e são enviadas para variados destinos mundo afora, gerando lucro e prestígio à cidade.
Ainda assim, a relevância do produto é pouco conhecida fora de seu nicho principal. Por isso, um dos objetivos das instituições e associações locais é acrescentar o café à experiência dos residentes e turistas, mostrando que mais que uma produção agrícola, a cafeicultura é parte importante da história do município.
Durante o 6º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, realizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau Alessandra Almeida, Diretora Executiva do Museu do Café de Santos, apresentou um painel sobre a história, do passado ao presente da instituição.
Ainda durante a palestra, Almeida exibiu os projetos realizados pelo Museu, parcerias com instituições de ensino e treinamentos, que facilitam a entrada de jovens e adultos no mercado de trabalho, como as ações interativas dentro da Fundação CASA, e o Centro de Preparação de Café (CPC), onde são realizados cursos, palestras e workshops, além de treinamentos, visando estimular a busca de conhecimento e a capacitação de profissionais especializados.
“Nós, do Museu, temos uma responsabilidade muito forte hoje de falar, não apenas do passado da cafeicultura, mas também do presente, porque a história continua sendo contada. E o museu, estando no papel de preservar, conservar e divulgar, precisa acompanhar esse movimento.” – afirmou a diretora, em fala exclusiva ao Santos C&VB.
Além da atratividade turística local apresentada por Almeida, Adalto Corrêa, Diretor Executivo da Associação Comercial de Santos, comentou sobre o reconhecimento internacional do Café santista. O Seminário Internacional do Café, evento que reúne centenas de autoridades do setor mundo afora, será organizado em Santos pela primeira vez em sua história. Através do Seminário, Corrêa projeta maior interesse do público local pelo assunto, visto que será um evento de nível global.
“Traremos pessoas do mundo inteiro. Em parceria com a prefeitura, estamos planejando um grande movimento na cidade onde as pessoas que não estão envolvidas diretamente com o segmento do café, mas que são amantes do produto, poderão se envolver no evento. Isso é turismo de negócios.” – ressaltou o diretor.
O fomento do turismo em Santos, alinhando figuras e peças históricas do cenário econômico e cultural, como o café, é um dos objetivos principais do Santos Convention & Visitors Bureau, organizador do Fórum.