Associados em Destaque

União de entidades e qualificação profissional dominam expectativas dos empresários de turismo para 2024

Os planejamentos turísticos de 2024 em Santos já haviam se iniciado antes mesmo das tradicionais festas de Réveillon. As temporadas de Verão, iniciada no dia 22 de dezembro, e de Cruzeiros, que se estenderá até maio, sendo a maior dos últimos 10 anos na cidade, enchem de boas expectativas os empresários de turismo receptivo.

Com a chegada de mais de 1 milhão de passageiros durante estas épocas, é necessária a realização de planejamentos detalhados e qualificação dos profissionais. Para auxiliar na área e promover talentos, a Turismo & Ideias dispõe serviços diversos, desde a criação de roteiros, até treinamentos especializados para funcionários. Selma Cabral, responsável pela entidade que já realizou trabalhos em parcerias com grandes nomes, como o Comfort Hotel Santos, aponta a necessidade de integração regular dos profissionais e empreendedores com as novas tendências da área.

Selma Cabral, da Turismo & Ideias, em treinamento de Turismo Receptivo para autoridades do Departamento de Excursões da Costa Cruzeiros

Para ter sucesso nos próximos anos, o profissional de Turismo precisa se qualificar muito bem na função, ter fluência em inglês e, se possível, em outros idiomas. É necessário, também, saber lidar com imprevistos, tendo foco, comprometimento, e desenvolvendo suas habilidades. Lidamos com pessoas, e saber lidar com variáveis e imprevistos é um ótimo diferencial. – afirma.

Com o crescimento constante do setor turístico e da demanda por atrações em Santos, Cabral entende que é necessária maior união das entidades de receptivo em 2024, visando benefício maior a todos os envolvidos.

Para este ano, precisamos organizar um serviço qualificado de receptivo na cidade. As entidades precisam se unir, estudar os perfis dos turistas que irão receber, para que Santos seja referência.  Com comunicação correta entre todos os envolvidos, tudo funcionará perfeitamente. A cidade ganha, os empresários se beneficiam e o turista sai satisfeito e retorna à cidade sempre.– continuou.

Além dos meios tradicionais, o cicloturismo segue em constante ascensão. Com uma década de experiência na área, Almir Oliveira, responsável e fundador da Altur Viagens e Cicloturismo, afirma com alegria que, a cada ano, o número de adeptos deste modelo cresce significativamente. Além disso, ressalta a necessidade de parcerias e sensibilização, para que assim, possa ser proporcionada uma experiência ainda melhor ao turista.

Almir Oliveira, realizando serviços junto a clientes da Altur Cicloturismo

Para que possamos atrair olhares maiores de quem nos visita, projetamos uma maior parceria, conscientização e sensibilização junto ao comércio, além da qualificação dos principais entes do setor. Uma maior evolução destes dois setores, alinhada à construção de maiores espaços para que os cicloturistas possam estacionar suas bicicletas em maior segurança, poderão nos fazer acreditar ainda mais no progresso constante do Turismo em Santos neste ano.– disse.

Além disso, Oliveira, que também atua como secretário executivo do COMTUR de Praia Grande, afirma estar desenvolvendo uma rota regional de cicloturismo, que contempla toda a Costa da Mata Atlântica.

O desejo de todos os profissionais que movimentam as atividades turísticas da região é que, com a consciência dos pontos a serem trabalhados e evoluídos, Santos seja ainda melhor vista e requisitada. Por isso, o Santos Convention & Visitors Bureau trabalha ainda mais, promovendo a união dos empresários locais e buscando maior benefício e experiência para o turista.