O fantástico universo gastronômico de Santos nos faz viajar por uma infinidade de culturas e países sem sairmos de nossa cidade local. Dentre as qualidades que um bom culinário precisa apresentar para despertar a atenção do público e ter destaque na área, ser autêntico é a principal.
Porém, após saborear deliciosos pratos em restaurantes, poucos tem curiosidade de descobrir quem está “por trás das cortinas”. Com isso, receitas são valorizadas, porém, os responsáveis por elas não recebem o devido reconhecimento, muitas vezes sendo desconhecidos pelos clientes.
Para mudar essa perspectiva na cidade litorânea e reforçar a importância destes que fazem a diferença na gastronomia local, os jornalistas Diego Brígido e Fernanda Lopes se unem ao fotógrafo Alexsander Ferraz na autoria do fotolivro “Santos Paladares – Pessoas que temperam a cena gastronômica santista”.
A obra retrata mais de 70 profissionais das mais variadas áreas gastronômicas, de bares a restaurantes locais. Além de fotografias, o livro também contará com receitas culinárias e colunas, que auxiliam a contextualizar o leitor sobre as influências culturais e história dos pratos típicos da cidade.
Um dos responsáveis pela produção, Brígido destaca a importância da gastronomia para o fomento do turismo regional, além de valorizar o crescimento das buscas pelo setor nos últimos anos.
“A gastronomia santista já foi referência nacional lá atrás. Ficou estagnada durante algum tempo e agora ganhamos protagonismo de novo. Com diversidade de casas, novas tendências, casas instagramáveis, influenciadores que ajudam a elevar a cena e, principalmente os chefs que participam de realities, ganhando concursos e prêmios.” – afirma.
O Santos Convention & Visitors Bureau é um dos apoiadores culturais do fotolivro, que também destaca alguns dos associados à entidade, como Cantina di Lucca e REVO Manufactory.
Em comemoração ao lançamento da obra, que já se encontra disponível para venda, uma noite de autógrafos gratuita e aberta ao público será realizada na noite desta sexta-feira (15), na Livraria Realejo (Marechal Deodoro 2, Gonzaga), aberto ao público. Durante o evento, o público presente poderá desfrutar de atrações musicais ao vivo e conhecer mais de perto os responsáveis pela realização da obra.
Parte dos lucros obtidos com a venda do livro serão destinados ao Lar Espírita Mensageiros da Luz, que auxilia pessoas com paralisia cerebral.