Como o próprio tema do 6º Fórum de Turismo e Eventos de Santos afirma, não apenas de praias vive a cidade litorânea. O destino abrange, em sua totalidade, amplas opções de lazer e divertimento, servindo aqueles que apreciam boa música e literatura, ou que optam por atrações radicais.
Para compartilhar conhecimento e experiências, reuniões e debates são necessários. Com o compromisso assumido pelo Santos Convention & Visitors Bureau de agregar qualidade às reuniões, o Painel “A Pluralidade do Turismo em Santos”, mediado por Arminda Augusto, Gerente de Projetos e Relações Internacionais do Grupo Tribuna, fez parte da programação do evento. Nele, os entrevistados puderam responder perguntas, apresentando como as diversas atrações, nos ramos culturais, gastronômicos e de aventura, podem servir o turista.
Cristina Guedes, presidente da Associação de Amigos da Pinacoteca Benedito Calixto, ressaltou a necessidade de atrair o público jovem ao local, visto que estes possuem tendência de buscar por opções rápidas e tecnológicas. Em sua fala, Guedes apelou ao público para que busquem e se interessem pelas atrações literárias e artísticas da Pinacoteca. Apesar disso, a presidente também confirma o lançamento de projetos que atenderão as demandas do presente.
“Entendemos que precisamos tornar a Pinacoteca mais tecnológica. Lançaremos um novo site com tour visual da Pinacoteca, linguagem direta que acompanhe o imediatismo dos dias atuais. Além disso, também trazemos a realidade aumentada em alguns dos quadros de Calixto, permitindo experiência imersiva nas telas.” – afirmou Guedes.
O responsável por apresentar os atrativos gastronômicos sobre a cidade foi Diego Brígido, editor da Revista Nove. Brígido aproveitou a oportunidade para divulgar o lançamento do fotolivro “Santos Paladares”, idealizado por ele, em parceria com Fernanda Lopes e Alexsander Ferraz, que aborda a variedade de opções de restaurantes na cidade, além de valorizar os chefs, com o objetivo de fomentar o turismo e a cultura gastronômica local.
“O fotolivro surgiu com a ideia de enaltecer as pessoas que constroem a cena gastronômica de Santos. Temos chefs que fazem um trabalho incrível, elevam o patamar da gastronomia Santista, porém não são conhecidos. Então uma vez que o turista está conectado com quem produz, é maior a chance de querer conhecer mais daquela proposta gastronômica.” – ressaltou o painelista.
Além de Guedes e Brígido, Carlos Telecki, Diretor de Operações da Parquetur, comentou sobre o turismo de aventura, apresentando o Parque Caminhos do Mar, localizado na Estrada Velha, e comentando sobre projetos com escolas e agências de Receptivo.
O Fórum, realizado no dia 7 de dezembro, ainda repercute positivamente na região, mostrando que Santos possui atrativos históricos e oportunidades para gerar grandes negócios.