A 1ª edição do Congresso Nacional Integra Portos teve fim na noite da última sexta-feira (24). Com debates sobre a tecnologia 5G e práticas sustentáveis dentro das atividades realizadas pelo Porto, o congresso apresentou vasto repertório para aqueles que desejavam aquirir conhecimento e planejar futuras carreiras portuárias.
Como último ato do evento, a organização, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo premiou os melhores pitches e artigos científicos, além do troféu principal, de “Valorização de Práticas de Gestão de Pessoas nos Portos”. Mais de 18 cidades enviaram projetos para avaliação, porém, o troféu ficou com o Programa de Residência Portuária em Inovação, do Porto de Itaqui – MA.
Renato Márcio, coordenador do congresso, enalteceu o incentivo dado aos universitários através da produção de artigos científicos, apresentados durante os três dias em que a programação se estendeu.
“Foram 37 horas de atividades, entre apresentações de artigos, visitas técnicas, minicursos e painéis. Sem dúvidas, a finalidade do congresso é atrair a atenção para temas que necessitam ser debatidos. Então, toda a parte científica e acadêmica do congresso tem grande importância para que o congresso perpetue, não seja apenas mais um evento, mas que discuta problemas da cidade, chame as autoridades para a mesa de debate, para conversar e tentar resolver problemas enfrentados pela cidade e pelo Porto.” – afirmou o coordenador e professor universitário.
Vanessa Lombardi, presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, marcou presença, buscando estreitar laços com autoridades do setor portuário e oferecer os serviços do Bureau na promoção do destino para o turismo de negócios através de parcerias.
Associado em destaque
No terceiro dia de congresso, o locutor, mestre de cerimônias e associado do Santos C&VB, Manoel Costa foi convidado a anunciar os integrantes dos painéis de debate e introduzir a cerimônia de premiação.