O desenvolvimento do Porto de Santos é peça chave para o comércio exterior no Brasil. Produtos diversos são exportados diariamente através de embarcações e contêiners, fazendo-se necessárias constantes reuniões para discussão das novas tendências do setor.
Porém, além das práticas comerciais em particular, outro fator é de extrema importância para o bom funcionamento da atividade portuária: a boa gestão de pessoas. Com essa problemática em vista e tendo preocupação com os futuros trabalhadores portuários, atuais alunos de universidades, a Fundação CENEP, em parceria com a Autoridade Portuária promovem, dos dias 22 a 24 de novembro, no Blue Med Convention Center, o 1º Congresso Nacional Integra Portos, que visa promover a inclusão de práticas sustentáveis e fortalecer a relação Porto-cidades.
“O objetivo é que tenhamos, principalmente, um repositório de projetos e trabalhos acadêmicos relacionados ao Porto, que é um sistema muito importante para a economia. Porque temos pouca produção acadêmica voltada às atividades portuárias. Então, como instituição de Ensino e Pesquisa, sentimos falta disso.” – disse Caio Moretti, conselheiro da fundação CENEP e superintendente de Relações Educacionais e Culturais da Autoridade Portuária de Santos.
Reafirmando a finalidade do congresso, um dos atos de abertura foi o agradecimento às instituições de ensino superior, fornecendo apoio às pesquisas dos acadêmicos, ponto chave da realização do evento. Representantes de Fatec, UNISANTA, Unifesp, Unip e Strong Business School foram convocados ao palco principal, ressaltando o compromisso com a formação de novos funcionários para o Porto.
Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, foi o responsável pela palestra principal, que marcou o início das atividades do congresso. Nela, Pomini abordou os desafios principais enfrentados pelo Porto, porém, afirmando seu compromisso não apenas com a economia, mas com os cidadãos da região. Um dos projetos abordados, aguardado há tempos pela população santista, foi a construção do Túnel Santos-Guarujá e os meios para viabilizar esta operação. Pomini, também, anunciou que, na primeira quinzena de dezembro, 70 famílias que atualmente residem em palafitas, no Guarujá, serão retiradas de suas casas e alocadas em ocupações dignas, promovendo melhores condições de vida.
Após as falas do presidente, iniciou-se o primeiro debate do evento. Paulo Queija, diretor regional da ABRH/SP e associado do Santos Convention & Visitors Bureau, mediou a conversa, que teve como tema “O Futuro do Trabalho Portuário”, ao lado de autoridades do assunto. O diretor ressaltou as práticas de ESG e a gestão de pessoas dentro dos portos.
“Sem pessoas, as empresas não funcionam. Até para fazer equipamentos e softwares, as pessoas estão por trás disso. Quando uma empresa não cuida dessas pessoas, os resultados não acontecem. Esses resultados são aliados às políticas de valorização e gestão de pessoas que temos. Então, o objetivo é que, entre vários aspectos, tenhamos, dentro do Porto, uma gestão onde os profissionais sejam preparados e envolvidos tecnicamente, tendo condições de trabalhar de maneira segura e que, em seu emprego, possam ter visão de futuro.” – afirmou o mediador do primeiro debate.
O Bureau, por sua vez, participou ativamente do congresso, confeccionando cerca de 300 pastas, entregues aos participantes do Congresso após o credenciamento. A atração principal dos brindes ficou por conta do Showcase preparado pela entidade, com versão trilíngue, em português, inglês e espanhol.
Bruno Orlandi, secretário municipal de assuntos portuários e empregos e apoiador do Bureau, valorizou a importância do evento e demonstrou expectativas altas para os três dias de congresso.
“Hoje, quando falamos de Porto, falamos também de desenvolvimento econômico. E para que isso possa acontecer, pessoas qualificadas se fazem necessárias. Ou seja, fazemos com que as pessoas tenham oportunidade de se qualificar para atuar no Porto de Santos e em todos os portos do Brasil. Isso significa mão de obra mais qualificada e, obviamente, mais eficiência, gerando resultados melhores.Quanto mais qualificação, uma melhor remuneração, o que significa mais dignidade para todos.” – ressaltou o secretário.
O Santos Convention & Visitors Bureau é apoiador do congresso, ressaltando sua preocupação com o desenvolvimento sustentável e saúde do trabalhador portuário, promovendo a cidade país afora.