Associados em Destaque Gastronomia

Hotéis e Restaurantes celebram público recorde e impulsionamento dos negócios na temporada de verão em Santos

Cidadãos de diversos estados e países estiveram em Santos nesta temporada (Foto:Reprodução/G1)

Com a chegada do Outono, Santos encerra a temporada de verão com resultados positivos. Em 2023, a cidade recebeu mais de 2,8 milhões de turistas durante o período, maior marca dos últimos oito anos.

Fazendo jus à boa reputação de destino turístico, o município recebeu alta demanda, suprida com serviços de primeiro escalão, afinal, no decorrer da temporada, eventos paralelos como natal, ano novo, carnaval, e até mesmo as comemorações dos 478 anos de Santos, movimentaram a economia e contribuíram para a geração de empregos.

Os períodos de férias escolares e festas de fim de ano são sinônimos de trabalho árduo para o setor hoteleiro, que nesta temporada apresentou média de ocupação de 64% na cidade, conforme levantamento feito pela Sepesq. Os hotéis, também, foram palco de dezenas de eventos, provando a estrutura multifuncional dos empreendimentos.

Conquistando o primeiro lugar nas avaliações de hóspedes no portal TripAdvisor, o Comfort Hotel Santos bateu recordes históricos durante a temporada de verão. O gerente geral da unidade, Rodolpho Hesselbach, celebra os feitos, e destaca a localização privilegiada do hotel, tendo proximidade com o Terminal Marítimo de Passageiros e o Blue Med Convention Center.

Comfort Hotel Santos lidera ranking de avaliações no portal TripAdvisor (Foto: Reprodução/TripAdvisor)

“A temporada foi um sucesso para o hotel, historicamente a melhor desde sua abertura em setembro de 2015. Devido à nossa proximidade com o terminal de passageiros, muitos turistas e familiares que embarcaram em cruzeiros se hospedaram no Comfort, recebemos diversos grupos de incentivo.” – afirma.

Hesselbach também destaca a chegada de novos membros à equipe comercial e valoriza os números conquistados no início deste ano.

“Com a chegada do atual Executivo de Contas, Tiago Guedes, em 2023, fizemos um trabalho muito forte de captação e posicionamento do hotel também para realização de eventos. Em 2024, já realizamos 73 Eventos em nossa estrutura, que hoje é composta por nove salas e auditórios.” – continuou.

Os restaurantes e empreendimentos do ramo gastronômico também trabalharam diuturnamente, buscando oferecer a melhor experiência possível e inovando nos cardápios, drinks e sobremesas. A REVO Manufactory, que também se destaca por sua presença marcante nas mídias sociais e meios de comunicação, aproveitou das festividades para realizar eventos temáticos, como as ceias de Natal e Ano Novo.

“Sempre buscamos estar atentos às datas de oportunidade e sazonalidade. Dezembro é um mês que une muitas datas – e é quando batemos recordes de vendas por aqui. A cada ano percebemos o quanto a nossa marca e a cidade se solidificam sobre serem referências turísticas e gastronômicas” – afirma Vinicius Ferreira, sócio fundador da REVO.

Para atrair a clientela, é necessário apresentar produtos que agradem a todos os paladares, e que tenham a marca registrada do restaurante. E, ainda segundo Ferreira, a equipe da REVO atua estrategicamente, oferecendo produtos de acordo com a época, e buscando fortalecer a identidade santista em seu cardápio.

“Dentro deste período, oferecemos produtos sazonais e que estejam de acordo com a data, como foi o caso do REVOtone, panetone de receita original italiana e fermentação natural. Além disso, fortalecemos outros produtos que já são do nosso portfólio e estão de acordo com as altas temperaturas da época, como o nosso sorvete, produzido inteiramente por nós, da casquinha até a massa, e nossa carta de coquetéis, que conta com drinques produzidos exclusivamente para a REVO, atendendo ao mercado e gosto da cidade.” – continuou.

REVOtone, o panetone autoral da Revo Manufactory (Foto:Divulgação)

A temporada de cruzeiros, paralela à de verão, cumpriu as expectativas e está sendo a maior, em termos de duração, dos últimos dez anos, trazendo bons resultados e oportunidades às empresas de turismo receptivo. Recém-associada ao Santos C&VB, a Santorini Brazil atuou dentro do Terminal Marítimo de Passageiros, auxiliando no transporte dos turistas que desembarcavam dos navios.

Santorini Brazil atua no mercado de transportes e turismo receptivo (Foto: Divulgação/Santorini Brazil)

“Tivemos como ponto forte a equipe de colaboradores muito experiente e treinada para atender os turistas. Os resultados foram acima do esperado e criando uma expectativa maior para a próxima temporada” – comenta Hugo Mello, gestor da Santorini.