A comunicação é um setor amplamente variado, podendo ser explorado de diversas formas e através de múltiplos segmentos. Tanto os modelos visuais e físicos, como cartões e broches, como as tendências atuais, a exemplo do rádio, da televisão e das redes sociais, também são meios poderosos de despertar o interesse dos clientes pelo trabalho de determinadas empresas.
Instituições, de diversos setores, investem alto na construção de equipes qualificadas de comunicação interna e em estratégias de divulgação externa, tornando a marca ainda mais visível, notada e conhecida por residentes e turistas.
Assim, Santos possui entidades altamente qualificadas, com reputação nacional, que auxiliam na expansão dos negócios e atração de clientes, beneficiando as entidades e economia locais.
Expansão dos Negócios
Exemplo de profissionalismo, a Eletromidia é o maior veículo midiático Out Of Home do Brasil. Através de painéis eletrônicos presentes em transportes públicos, elevadores, edifícios comerciais, residenciais, shoppings, aeroportos e ruas, a instituição é garantia de segurança e maior visibilidade, estando presentes, involuntariamente, na jornada do consumidor.
“Temos muitos cases de sucesso relacionados ao turismo, com instituições utilizando nossos serviços para divulgação das marcas. Muitos destes ambientes acabam impactando os turistas e trazendo resultado aos empresários que investem conosco.” – afirma Marcelo Bozzani, um dos responsáveis pela gestão da Eletromidia no litoral paulista.
Também forte atuante no ramo midiático, a EGO Comunicação Estratégica também se destaca no cenário local. Realizando serviços publicitários, que envolvem marketing digital, produção de vídeos e outros serviços do setor, auxilia no fortalecimento da reputação e autoridade de seus clientes.
Entre suas parcerias mais renomadas, estão a Universidade Santa Cecília e o Praiamar Shopping, instituições associadas ao Santos Convention & Visitors Bureau. Além destes trabalhos, a empresa também foi responsável pela criação do programa “Gestão Sem Lacunas”, da Petrobrás.
Frequência de Sucesso
Sendo a quinta rádio mais ouvida no Brasil, e uma das maiores em cenário latino-americano, a Saudade FM também é referência no setor.
Transmitindo sucessos musicais, variando dos anos 1950 a 2000, é a rádio ideal para quem gosta de relembrar os tempos gloriosos da música brasileira e internacional.
Além das músicas, a rádio também realiza serviços publicitários, onde, através de anúncios nos intervalos das programações, realizam propagandas e anúncios, também auxiliando a tornar as empresas locais ainda mais conhecidas.
Inclusive, a Saudade possui planos exclusivos aos associados da CDL-Santos, que podem negociar e divulgar seus serviços com preços ainda menores.
Novas tendências
Atualmente, com o crescimento das redes sociais, a produção audiovisual é praticamente imprescindível. Vídeos institucionais, propagandas, e até mesmo treinamentos, necessitam de qualidade profissional.
Com mais de trinta anos de atuação, Luiz Vinagre, diretor da Vinagre Foto e Vídeo, é um dos mais experientes no setor, já tendo prestado serviços em eventos corporativos, políticos, institucionais, e até mesmo, no Fórum de Turismo e Eventos de Santos, organizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau.
Outro que reconhece os benefícios de um portfólio audiovisual qualificado é Gilberto Vieira, proprietário da Viva Filmes, empresa multifuncional, que produz desde vídeos promocionais, a documentários repletos de detalhes.
“A publicidade através da fotografia e dos vídeos podem ajudar muito no aumento dos lucros. O empreendedor necessita entender que publicidade audiovisual é um investimento necessário para o aumento de suas vendas.”– disse.