Eventos Institucional

Expo Brazilian Creative Cities, recebe mais de 5 mil pessoas, movimenta economia regional e incentiva formação de novos empreendedores

A Expo Brazilian Creative Cities, evento que movimentou durante os dias 18 e 22 de julho o Blue Med Convention Center, em Santos (litoral de São Paulo) recebeu cerca de 5 mil pessoas. Os visitantes puderam acompanhar mais de 50 palestras e painéis sobre cultura e criatividade e economia criativa no contexto urbano, além de apresentações artísticas, e mais de 30 expositores ligados direta e indiretamente ao setor. O Governador do Estado, Rodrigo Garcia esteve presente na abertura do evento.

A presidente do Santos Convention & Visitors Bureau Vanessa Lombardi, responsável pela organização da EXPO em conjunto com a Prefeitura de Santos, destaca a importância do evento sediado pela cidade. “A economia criativa movimenta o mercado e incentiva diretamente o empreendedor a contribuir com a economia local. E nós trabalhamos para que o evento pudesse mostrar todo o potencial de Santos, tanto na infraestrutura, quanto no atendimento e serviços”, finalizou.

Com projeto inovador, as cidades criativas se concentraram em uma área chamada de Vila Criativa,  com estandes próprios desenvolvidos para mostrar iniciativas de sucesso de onze criativas brasileiras que integram a rede da UNESCO, entre elas Belém (PA), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). O público também pôde provar iguarias como as ostras de Florianópolis (SC) – mais de 200 dúzias foram servidas no estande da cidade – e os diferentes pratos das cinco Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, com pratos de renomados chefs de cozinha. Com preços de até R$ 45, foram servidos mais de 500 pratos, entre eles a paella caiçara Arroz do Lagamar, da chef Silvana Aguiar, de Ilha Comprida (SP).

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um dos expositores no evento, contou com 28 artesãs de Santos que puderam expor seus produtos a visitantes do Brasil e exterior, como Noruega, México e Indonésia, além de fortalecer e ampliar sua própria rede. Foram comercializadas bolsas, roupas customizadas e bijuterias e, ao final do evento, o grupo ainda recebeu um convite do Museu de Arte Moderna (MAM-SP) para uma futura colaboração.

Mais de 840 pessoas se inscreveram e participaram das atividades ocorridas no espaço do Governo do Estado de São Paulo, que abordou o turismo como fomento à economia de 21 cidades e nove rotas turísticas: Águas Sertanejas, Cavernas da Mata Atlântica, Circuito das Águas, Litoral Norte, Costa da Mata Atlântica, Lagamar, Roteiro dos Bandeirantes, Serra do Itaqueri e a RT Mananciais, Arte, Aventura e Negócios.

Com ambientes instagrameáveis, foram mais de 2 mil fotografias registraram os visitantes em uma réplica do tradicional bonde do Centro Histórico de Santos, representado no estande da cidade anfitriã; mil vídeos interativos em 360° foram gravados em uma plataforma giratória e direcionados diretamente para celulares, já em formato para as redes sociais.

Inovação é um dos pilares da gestão da presidente Vanessa Lombardi, que apoia e estimula os associados a participarem dos eventos e se conectarem com o setor. “Tínhamos como propósito gerar oportunidade para nossos associados mostrarem seus serviços e produtos sem custo nenhum e conseguimos atingir esse propósito com louvor. Um grande exemplo disso foi o sucesso do Brigadeiro de nossa Associada Andréa Castro que criou um sabor diferente de brigadeiro dentro da EXPO. Fico muito feliz de contribuir e participar desse sucesso”, diz a presidente.

Esse foi um exemplo prático da importância da cooperação no desenvolvimento da economia criativa: inspirada por um tradicional sabor de Santos e por uma bebida artesanal de um estande vizinho, a idealizadora da Estação Brigaderia, Andrea Castro, lançou dois novos sabores: o “Brigadeiro Rei” e o “Gabriela Paraty”. Entre bolos e brigadeiros, sua estação comercializou mais de mil unidades, com um faturamento de cerca de R$ 3 mil Reais.A EXPO Brazilian Creative Cities foi organizada pela Prefeitura de Santos e o Santos Convention & Visitors Bureau, com o patrocínio da DP World Santos, Terracom e Gelog e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Sebrae-SP e o Blue Med Convention Center/GL Eventos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TUDO QUE ROLOU NA EXPO NO SITE OFICIAL DO EVENTO