Bons lares necessitam de anfitriões qualificados e preparados para garantir experiências inesquecíveis aos visitantes. Por isso, a necessidade de aprimoramento profissional das instituições de Turismo Receptivo em Santos é vigente, visto a chegada da temporada de cruzeiros e a proximidade das tradicionais festas de fim de ano.
Por isso, durante o 6º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, realizado na última quinta-feira (7), o Receptivo ganhou foco especial. Além dos painéis e palestras realizados por autoridades públicas, municipais e estaduais, foram anunciados projetos e parcerias, que auxiliarão no fomento da atividade durante os próximos meses.
Auxílio do Sebrae
Apesar da necessidade de aprimoramento das agências de receptivo, muitas delas ainda possuem pequeno porte e recursos financeiros escassos. Por isso, através da Aceleradora de Receptivo, projeto do Santos Convention & Visitors Bureau em parceria com a Prefeitura Municipal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que assinaram um termo de compromisso buscando auxiliar o desenvolvimento dos microempreendedores do setor, além de promover a integração entre o Receptivo e outras entidades, como o Parque Tecnológico.
“A atividade turística possui diversos setores, desde os meios de hospedagem, a restaurantes e atrativos. E as agências de Receptivo possuem condições de organizar tudo isso para que o turista tenha a melhor experiência. Queremos unir tecnologia, inovação e turismo, a fim de que o turista que vier aqui tenha a melhor experiência.” – afirma Marco Aurélio Rosas, Gerente Regional do Sebrae na Baixada Santista.
Além da assinatura, o Sebrae também contribuiu com a programação do Fórum, através de palestras que tiveram o setor como enfoque. Michelle Divino, Consultora de Negócios da entidade, foi responsável por um workshop, discutindo tendências do setor. Divino, inclusive, valorizou a realização do Fórum.
“Precisamos nos reunir mais, termos mais encontros como esse, para capacitar mais profissionais e reafirmar que neste mercado, há oportunidades para todos.” – afirmou a consultora.
César Ossamu, Consultor de Marketing da entidade, também palestrou ao público. Sua apresentação discutiu os meios pelos quais as tecnologias de Inteligência Artificial podem facilitar os negócios e impulsionar as empresas de Turismo.
“Independentemente da geração, é importante que todos tenham conhecimento e se atualizem, sobretudo. Além de conhecer as ferramentas disponíveis, é muito importante conhecer o comportamento do consumidor. Isso é importantíssimo, independente da região que a pessoa estiver.” – ressaltou o palestrante.
Bureau em ação
Pensando no grande movimento de turistas durante a temporada de cruzeiros, que promete ser a maior dos últimos 10 anos em termos de duração, o Santos Convention & Visitors Bureau também se mobiliza em favor do Turismo Receptivo.
A entidade prepara, para esta temporada, uma van temática, que sairá do Terminal Marítimo de Passageiros, administrado pela Concais, e passará por todo o Centro Histórico de Santos, abrindo um variado leque de possibilidades ao turista.
“Mais uma facilidade para que os turistas fiquem e conheçam melhor os atrativos da cidade, desfrutem da nossa economia, aproveitem e façam negócios aqui.” – afirmou Vanessa Lombardi, presidente da entidade.
Expectativas Altas
Após a realização do Fórum, a esperança encheu os corações dos profissionais do setor. Diogo Lopes, responsável pela “Parceiros do Turismo” e associado do Santos C&VB, não conseguiu esconder as grandes expectativas para o fomento das atividades turísticas na cidade.
“Estou animado com a ideia e curioso para conhecer a metodologia de trabalho. Santos tem muito potencial a ser explorado. A demanda é grande. É necessário ter uma sinergia com hotéis e atores do setor, para elevar o turismo de Santos ao patamar que merece.” – disse.
Além disso, Lopes também afirmou estar satisfeito com a oportunidade de expor seus serviços em um evento importante para o desenvolvimento local.
“Os players do turismo precisam se conhecer para podermos avançar em sintonia. Então, é importante estar expondo aqui dentro desse evento, marcando presença e conversando com pessoas importantes da nossa área.” – continuou.