Entre os dias 17 e 19 de abril, todas as atenções do segmento de saúde pública estão voltadas para Santos, onde ocorre o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, organizado pelo COSEMS/SP.
O evento é realizado no Blue Med Convention Center, moderno centro de convenções da cidade, que contém mais de 32 mil m² em sua área total, e recebeu, em sua cerimônia de abertura, mais de 2 mil pessoas, entre congressistas, palestrantes, servidores públicos, jornalistas e figuras relevantes, como a Secretária de Saúde Digital em território brasileiro, Ana Estela Haddad, que participou de um seminário voltado exclusivamente à evolução tecnológica, sua utilidade dentro da saúde pública e ao programa “Meu SUS Digital”, que busca maior efetividade no acesso à informação por parte do paciente.
“Hoje, quase todos os municípios dos estados brasileiros aderiram ao programa SUS Digital. A evolução tecnológica vem para melhorar o acesso às ações de saúde, a qualidade dos serviços e a continuidade dos cuidados com o paciente da melhor maneira, e durante o evento, discutiremos sobre as linhas gerais do programa.”, afirma.
O Congresso tem como tema geral as “Mudanças Climáticas e o Impacto no SUS”, e conta com cursos e painéis voltados à sustentabilidade e à utilização dos recursos tecnológicos para fornecer melhores condições de atendimento ao paciente dentro da saúde pública. O presidente do Conselho, Geraldo Reple, revela que todos os detalhes foram minimamente planejados para estimular o cuidado com o ecossistema e reduzir a quantidade de lixo gerado durante os dias de evento.
“Todas as palestras são direcionadas à sustentabilidade dentro da saúde e do SUS. Além deste cuidado, todos os congressistas, na entrada, ganharam garrafas de metal, para estimularmos o cuidado com o meio-ambiente e não termos desperdícios de copos plásticos pelo local. Por isso, não vermos lixeiras cheias em nenhum ponto.”, ressaltou.
O evento, também, comprova o desenvolvimento constante da infraestrutura local. Reple destacou os motivos que levaram à decisão dos dirigentes em ter Santos como sede do Congresso.
“Santos é uma cidade extremamente aprazível. A cidade reúne, com este moderno centro de convenções, a hotelaria e a infraestrutura local reúnem todas as condições para receber um evento de grande porte como este, que reúne mais de 3 mil congressistas. Este foi o motivo principal de nossa escolha.”, destaca.
O evento moveu caravanas, e mais de 600 municípios direcionaram transportes e buscaram se hospedar na cidade. Alessandro Banzato, funcionário da Secretaria da Saúde de Várzea Paulista, considera que a decisão do Conselho na escolha da sede foi assertiva.
“Santos é uma cidade bem conhecida, tanto pelo futebol, como pelo turismo. Há alguns anos, pude visitá-la através de um cruzeiro. E este evento mostra que Santos é capaz de receber pessoas de todo o Estado. A organização está muito boa, e o local é apropriado e confortável.”, disse.
Tecnologia em prática
A busca por soluções tecnológicas visando a preservação do meio-ambiente não ficou apenas na teoria, mas também foi visivelmente colocada em prática. Através da Full Time Eventos e Turismo, responsável pela organização e montagem do Congresso, foram implantadas novidades, como a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que exibe atividades e experimentos dos órgãos públicos de cada cidade, em formato totalmente digital, através de monitores televisivos.
Bureau em Ação
O evento também conta com uma sala de exposições, apresentando os serviços de alguns dos principais órgãos do eixo, como Crefito, Bayer, e o próprio Ministério da Saúde.
A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos (SEECTUR) também teve espaço reservado, com folhetos, destacando pontos marcantes da cidade, e ainda, o tradicional Bonde Instagramável, aberto para fotos.
O Santos Convention & Visitors Bureau possui um estande em posição estratégica no evento. Ao lado de um mapa interativo do Estado, onde o visitante pode identificar o município onde reside e colar um colorido post-it, a entidade distribui a edição mais recente da Revista Showcase Visite Santos, autoral do Bureau.
“A presença do Bureau em eventos de grande porte, como este, é essencial, pois nosso objetivo é divulgar, de forma ativa, os benefícios que a cidade tem a oferecer para quem nos visita. E, neste congresso, onde estão reunidas mais de 2,6 mil pessoas, e se encerra às vésperas de um final de semana, vemos a oportunidade de fazer com que o congressista sinta o desejo de se hospedar por mais dias e desfrutar da gastronomia, cultura e entretenimento que Santos proporciona.”, afirma a presidente do Santos C&VB, Vanessa Lombardi.