Associados em Destaque Eventos Institucional

Museu do Porto comemora 35 anos homenageando ex-funcionários

Por Ronaldo Tarallo Jr.

Maior porto da América Latina, com cerca de 7,8 km², 132 anos de história e um canal com 15m de profundidade e 220m de largura entre as margens direita e esquerda, este é o Porto de Santos.

No entanto, tamanha imponência com certeza deve ter muita história e foi pensando nisso que a Autoridade Portuária de Santos (APS – antiga Codesp) fundou o Museu do Porto há 35 anos.

Para comemorar esta data, foi realizado em sua sede, na última quarta-feira (26), a inauguração de mais uma peça para o acervo do museu e homenagem a ex-funcionários que fizeram parte desta história.

Paixão de funcionários

Foto: Ronaldo Tarallo Jr – Visite Santos

O museu é fruto de uma iniciativa e paixão dos funcionários que se organizaram para sua criação e obtiveram o apoio da companhia. Quando assumiu seu mandato há 2 anos, o Presidente da APS, Anderson Pomini, encontrou o equipamento fechado e decidiu reabri-lo por considerar algo simbólico.

“O Museu é fruto de uma paixão, principalmente pela paixão dos funcionários e já que a gente está retomando toda a boa gestão do Porto de Santos, é justo que a história que fez com que o Porto chegasse aonde chegou também fosse revisitada e o Museu representa exatamente isso”, pontuou

Santos C&VB e APS

Foto: Ronaldo Tarallo Jr. – Visite Santos

Representando o Santos Convention & Visitors Bureau, a presidente Vanessa Lombardi entregou um exemplar de nosso Showcase ao Pomini, onde contém uma matéria sobre o futuro do trabalho portuário.

“Eu acredito muito que a história deve ser contada, não pode ser guardada na gaveta e Santos tem evoluído muito com o Museu do Café, Museu Pelé e com este Museu. Para nós isso é muito importante, pois muitas vezes recebemos congressistas que não querem fazer um passeio turístico, mas gostariam de conhecer o Museu, ainda mais sendo de um Porto do tamanho e da importância do nosso aqui”, contou.

Vanessa ainda relatou que colocou o Bureau a disposição para fazer a divulgação tanto para os turistas de lazer como os turistas de negócio.

Criação do Museu

Foto: Ronaldo Tarallo Jr. – Visite Santos

Um dos ex-funcionários homenageados e fundadores do local, Antônio Carlos da Mata Barreto, relatou que a criação se deu após ele impedir que alguns livros fossem para incineradora.

“Foi em 1982, quando eu era engenheiro pela companhia e houve uma mudança de gestão. Após este fato, verifiquei que algumas peças deveriam ser guardadas e foi iniciado conversas para a criação do Museu, até que depois de muito tempo e deliberações, foi autorizado e partimos para escolha do local, sendo escolhido aqui por ter sido as primeiras moradias dos engenheiros do Porto”, relembra.

Foto: Ronaldo Tarallo Jr. – Visite Santos

Ao final da cerimônia foi inaugurada uma peça para o acervo do Museu, uma lancha que ficará exposta na área externa.

Serviço

A visitação ao Museu do Porto é gratuita e pode ser feita de segunda-feira à sábado, das 9h às 17h e duram em torno de 45 minutos, sendo todas guiadas.

Para turmas grandes é necessário agendamento por meio do e-mail: museudoporto@portodesantos.gov.br, sendo possível incluir no tour a visitação ao Centro de Excelência Portuário (Cenep).