Cultura Eventos

Festival Santos Criativa estimula a inovação e o desenvolvimento de talentos na cidade

Não por acaso, Santos é uma das componentes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A inovação, o empreendedorismo e a criatividade são pautas frequentes de discussão no município, tanto no Poder Público, como na rotina dos empresários locais, que buscam novos meios de impulsionar seus negócios.

Comemorando o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, entre os dias 19 e 21 de abril, o Museu Pelé, o Parque Tecnológico e o Juicyhub foram palcos de múltiplas atividades relacionadas ao segmento no Festival Santos Criativa.

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Museu, onde Lara Karan, organizadora do evento, Ludmilla Rossi, CEO do Juicyhub e Selley Storino, à frente da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, participaram de um painel, debatendo as principais questões relacionadas ao assunto e apresentando todos os atrativos do final de semana.

Seley Storino, à direita, ao lado de Ludmilla Rossi e Lara Karan (Foto: Gabriel Prudêncio/Santos C&VB)

Rossi enalteceu a forma com que a criatividade e inovação são tratadas pelas autoridades locais.

“Temos o privilégio de estar em uma cidade onde a Economia Criativa é pauta do poder público desde 2014. A cidade precisa entender a necessidade de diversificar as suas fontes de economia.”, ressaltou.

Já a Secretária, apresentou uma detalhada retrospectiva relatando os principais feitos do Poder Público municipal. Inclusive, relembrou a Conferência das Cidades Criativas da Unesco, sediada por Santos em 2022, que contou com apoio direto do Santos Convention & Visitors Bureau.

Após, mostrou os projetos realizados pela Secretaria dentro do ramo: O Restaurante Escola Bistrô, a Ecofabrica criativa, as Vilas criativas, a Casa do artesão, o projeto Feito Em Santos, que conta com mais de 800 empreendedores cadastrados e a Aceleradora de Empreendedores Criativos.

O Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos, parceria da Seectur com o Sebrae e universidades da região, é um sucesso absoluto. Desde que foi criada, ela já capacitou 90 empreendedores de artesanato, gastronomia e audiovisual, que puderam aprender diversos conteúdos essenciais para melhorar a gestão de seus negócios– afirmou.

Por meio do festival, grupos de expressão artística tiveram a chance de subir aos palcos e apresentar melhor seus conteúdos. A Companhia Cria Criou Artes, em atividade desde 2013, participou da cerimônia de abertura.

Companhia Cria Criou realizou o primeiro ato do Festival (Foto: Gabriel Prudêncio/Santos C&VB)

“Foi lindo ver várias formas artísticas sendo apresentadas! Cada vertente fala com inúmeras pessoas de forma real. A arte é o oxigênio puro nestes dias tão poluídos, e quem permite seu acesso, se alimenta de cura, vida e renovo.” – afirma Janaina Marlene, CEO da Companhia.

Ao final do painel, os vencedores do Concurso Ilumina Santos, no qual o Santos Convention & Visitors Bureau foi uma das entidades componentes do juri, foram premiados e redceberam placas de homenagem das mãos da Secretária.

Vencedores do Concurso Ilumina Santos foram premiados pela Prefeitura Municipal (Foto: Gabriel Prudêncio/Santos C&VB)

A realização do Festival comprova o estímulo aos talentos locais, a valorização à Economia Criativa e o foco no desenvolvimento e geração de empregos na cidade.