As histórias contidas na cidade de Santos, representadas por seus pontos turísticos e culturais, se tornam o roteiro perfeito para histórias marcantes.
Com o intuito de trazer à tona essas narrativas e agregar conhecimento aos profissionais de comunicação, Dario Costa, chef de cozinha, organizou, na última terça-feira (20), uma Press Trip, convidando jornalistas do ramo gastronômico a conhecer os variados pratos de seus dois restaurantes: o Madê Cozinha Autoral (Boqueirão) e o Paru (Ponta da Praia).
“O propósito de trazer profissionais para conhecerem a história e a estrutura da cidade vai além da área gastronômica. Essa cidade me influencia de diversas maneiras, desde receitas, serviços e a própria estrutura do restaurante. Por isso, não poderia convidar pessoas a conhecerem nosso trabalho, e deixar de mostrar o que a cidade tem a oferecer além dos restaurantes.” – afirma o chef.
Os jornalistas Beatriz Calais, da Versatille; Ana Mosquera, da Istoé; Sergio Crusco, da Elle; Isabelle Lima, da Revista Gama; Marília Trevisan e Mariah Massari, desfrutaram de um roteiro completo pela cidade de Santos, conhecendo pontos como o Museu do Café, o Museu Pelé e a Orla da Praia de Santos.
Victor Mauri, um dos proprietários do Rei do Café, empresa associada ao Santos C&VB, que possui uma unidade no Museu, foi um dos responsáveis por explicar a história e a relevância do grão para o desenvolvimento econômico local.
“É sempre importante falar do ramo em que atuamos, ainda mais em âmbito local, já que nosso Porto é um dos grandes responsáveis pela exportação de Café mundo afora, e o próprio Museu do Café é referência cultural, recebe visitantes de diversos países.” – disse.
Mauri também destacou a realização do XXIV Seminário Internacional do Café, organizado pela Associação Comercial de Santos, pela primeira vez na cidade.
“A vinda do Seminário para Santos foi fundamental, pois valoriza o segmento e a tradição e atrai olhares tanto para a cidade de Santos como também para seu Centro Histórico. Por meio dele, pessoas poderão entender ainda melhor o tamanho da representatividade do café para a economia e desenvolvimento local.”, celebra.
O grupo de profissionais foi guiado por Nelson Carreira, guia de turismo, que afirmou estar honrado com a oportunidade de, mais uma vez, expandir seus conhecimentos, auxiliando no impulsionamento da divulgação da cidade como destino.
“Me sinto muito feliz em ter sido escolhido para guiar estes jornalistas, pois Santos acaba sendo, na maioria das vezes, ligada apenas às praias, e nosso trabalho é apresentar outros pontos importantes, como nosso Porto, que é o maior do Hemisfério Sul, ou o Museu Pelé, aonde os visitantes que vêm do exterior não vão embora antes de conhecê-lo e apreciar a história do Rei do futebol. É uma satisfação imensa. Santos está de parabéns.” – disse.
Reafirmando o compromisso de auxiliar no fomento à atividade turística e ao desenvolvimento econômico do município, além de promover os serviços de seus associados, o Santos Convention & Visitors Bureau contribuiu com a ação. Além de distribuir revistas e guias turísticos, produzidos pela própria entidade, aos jornalistas convidados, o Bureau também viabilizou o transporte do grupo, através de parceria e associativismo com a Central de Fretes, chefiada por José Luiz Blanco.
“Estamos unidos por apenas um propósito: fazer com que mais pessoas conheçam a história de nossa cidade. Ter jornalistas, guiados por profissionais responsáveis, conhecendo o Centro Histórico, desfrutando de nossos hotéis, de nossa gastronomia e serviços, e trazendo suas impressões para as grandes capitais e metrópoles do país, refletira ainda mais o nosso esforço, amor e a dedicação que temos em apresentar o que Santos têm a oferecer de melhor.” – afirma Vanessa Lombardi, presidente do Bureau.