Associados em Destaque Cultura

Com apoio do Santos C&VB, jornalistas conhecem pontos históricos da cidade

Jornalistas especializados em gastronomia conheceram o Museu do Café e outros monumentos do Centro Histórico de Santos (Foto: Gabriel Prudêncio)

As histórias contidas na cidade de Santos, representadas por seus pontos turísticos e culturais, se tornam o roteiro perfeito para histórias marcantes.

Com o intuito de trazer à tona essas narrativas e agregar conhecimento aos profissionais de comunicação, Dario Costa, chef de cozinha, organizou, na última terça-feira (20), uma Press Trip, convidando jornalistas do ramo gastronômico a conhecer os variados pratos de seus dois restaurantes: o Madê Cozinha Autoral (Boqueirão) e o Paru (Ponta da Praia).

Dario Costa foi o organizador da Press Trip (Foto: Gabriel Prudêncio)

O propósito de trazer profissionais para conhecerem a história e a estrutura da cidade vai além da área gastronômica. Essa cidade me influencia de diversas maneiras, desde receitas, serviços e a própria estrutura do restaurante. Por isso, não poderia convidar pessoas a conhecerem nosso trabalho, e deixar de mostrar o que a cidade tem a oferecer além dos restaurantes. – afirma o chef.

Os jornalistas Beatriz Calais, da Versatille; Ana Mosquera, da Istoé; Sergio Crusco, da Elle; Isabelle Lima, da Revista Gama; Marília Trevisan e Mariah Massari, desfrutaram de um roteiro completo pela cidade de Santos, conhecendo pontos como o Museu do Café, o Museu Pelé e a Orla da Praia de Santos.

Victor Mauri, um dos proprietários do Rei do Café, empresa associada ao Santos C&VB, que possui uma unidade no Museu, foi um dos responsáveis por explicar a história e a relevância do grão para o desenvolvimento econômico local.

É sempre importante falar do ramo em que atuamos, ainda mais em âmbito local, já que nosso Porto é um dos grandes responsáveis pela exportação de Café mundo afora, e o próprio Museu do Café é referência cultural, recebe visitantes de diversos países.– disse.

Mauri também destacou a realização do XXIV Seminário Internacional do Café, organizado pela Associação Comercial de Santos, pela primeira vez na cidade.

A vinda do Seminário para Santos foi fundamental, pois valoriza o segmento e a tradição e atrai olhares tanto para a cidade de Santos como também para seu Centro Histórico. Por meio dele, pessoas poderão entender ainda melhor o tamanho da representatividade do café para a economia e desenvolvimento local., celebra.

O grupo de profissionais foi guiado por Nelson Carreira, guia de turismo, que afirmou estar honrado com a oportunidade de, mais uma vez, expandir seus conhecimentos, auxiliando no impulsionamento da divulgação da cidade como destino.

Nelson Carreira é funcionário da Secretaria de Turismo de Santos (Foto: Gabriel Prudêncio)

Me sinto muito feliz em ter sido escolhido para guiar estes jornalistas, pois Santos acaba sendo, na maioria das vezes, ligada apenas às praias, e nosso trabalho é apresentar outros pontos importantes, como nosso Porto, que é o maior do Hemisfério Sul, ou o Museu Pelé, aonde os visitantes que vêm do exterior não vão embora antes de conhecê-lo e apreciar a história do Rei do futebol. É uma satisfação imensa. Santos está de parabéns.disse.

Reafirmando o compromisso de auxiliar no fomento à atividade turística e ao desenvolvimento econômico do município, além de promover os serviços de seus associados, o Santos Convention & Visitors Bureau contribuiu com a ação. Além de distribuir revistas e guias turísticos, produzidos pela própria entidade, aos jornalistas convidados, o Bureau também viabilizou o transporte do grupo, através de parceria e associativismo com a Central de Fretes, chefiada por José Luiz Blanco.

Santos C&VB distribuiu kits com revistas e guias turísticos aos participantes

Estamos unidos por apenas um propósito: fazer com que mais pessoas conheçam a história de nossa cidade. Ter jornalistas, guiados por profissionais responsáveis, conhecendo o Centro Histórico, desfrutando de nossos hotéis, de nossa gastronomia e serviços, e trazendo suas impressões para as grandes capitais e metrópoles do país, refletira ainda mais o nosso esforço, amor e a dedicação que temos em apresentar o que Santos têm a oferecer de melhor. – afirma Vanessa Lombardi, presidente do Bureau.