Associados em Destaque Eventos Institucional

Road 60+ desmistifica conceitos e capacita Trade Turístico

Por Ronaldo Tarallo Jr.

Na última terça-feira (8), no Casagrande Hotel, no Guarujá, aconteceu a primeira etapa do Road 60+, evento voltado ao turismo do público da “melhor idade”, com apoio da Secretária Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR-SP) e apoio e divulgação do Santos Convention & Visitors Bureau.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é img-20241009-wa0008-edited-scaled.jpg
Ana Carolina / Foto: Visite Santos

O evento foi aberto pela CEO da revista Melhor Viagem 60+, Ana Carolina Melo, que logo passou a palavra para a secretária Executiva da SETUR-SP, Luciane Leite, representando o secretário da pasta, Roberto de Lucena, onde informou que o público sênior tem aumentado cada vez mais no Brasil, se tornando um excelente negócio.

“O público 60+ chega a maturidade com independência financeira, qualidade de vida, tempo e vontade para se dedicar às viagens. Se comparado a outras faixas etárias, você tem um público que viaja até três vezes por ano, que gasta mais e tem tempo”

Luciane Leite / Foto: Visite Santos

No entanto, Luciane explicou que o mercado ainda não está preparado para recebê-los, pois eles têm necessidades diferente ou especiais em relação a outras faixas etárias e essa é a missão de quem lida com o turismo.

A secretária recebeu do Santos CVB um exemplar de nosso Showcase e uma carta para ser entregue para Roberto de Lucena, titular da SETUR-SP.

Workshops

Os participantes puderam se atualizar sobre como atender as necessidades e conquistar a atenção no meio digital desta parcela crescente da audiência.

Irineu Ramos / Foto: Visite Santos

A primeira palestra foi feita pelo santista Irineu Ramos, que desmistificou alguns pré-conceitos atrelados aos idosos. Inclusive, foi ensinado que o termo correto é pessoa idosa e que palavras no diminutivo como “velhinho”, “vovozinho” ou “senhorinha” não são de bom-tom.

“Temos a falsa impressão de que a pessoa idosa de hoje é a mesma pessoa de 30 anos atrás, que adorava ir ao baile da saudade, jogar carta ou ficar em casa, quando, na verdade, são pessoas muitas vezes mais disposta que o jovem de hoje, com tempo e dinheiro para viajar, a única diferença é que eles têm algumas outras necessidades diferentes que podemos adaptar de forma fácil e um pouco de paciência”

Thiago Akira / Foto: Visite Santos

O segundo workshop foi ministrado por Thiago Akira sobre Marketing Digital para conquistar a audiência da economia prateada (60+).

Alguns mitos foram derrubados ao longo da palestra. O conceito de que pessoas com mais idade não acessam internet ou redes sociais se mostrou errôneo, ao ser apresentado dados sobre o aumento de compras online feito por essa parcela da população.

Turismo é em SP

Os convidados ainda foram informados de todas as rotas turísticas e culturais que podem ser feitas pelo Estado de São Paulo. A coordenadora de Promoções Turísticas do Estado de São Paulo, Ana Clemente, exibiu destinos consolidados em São Paulo para essa parcela da população.

“Esse evento é uma parceria entre a Setur e a revista 60+ e tem a intenção de capacitar e qualificar todo o Trade turístico para vender melhor produtos, roteiros e atrações para o público 60+. É um público crescente e a expectativa é de um crescimento de 15% para os próximos anos”

Ana Clemente / Foto: Visite Santos

Ana ainda explicou que é importante discutir temas como acessibilidade e tendências para preparar as agências para os desafios e atender melhor essa parcela de cidadãos.

Road 60+

Foto: Visite Santos

Este foi o primeiro de oito eventos que acontecerão pelo Estado de São Paulo até o final de novembro, cada um em uma cidade diferente. Veja o roteiro completo no link.

Representando o Santos Convention & Visitors Bureau, a conselheira Fiscal Selma Cabral fez um balanço positivo do evento.

“Foi super positivo, pois uma vez que o papel do Bureau é fomentar turismo e eventos para a cidade, o fato de apoiarmos eventos de capacitação e atualização de novos nichos de mercado é importante. E também estar presente, mostrar o engajamento do Bureau porque sempre teremos coisas novas para mostrar ao mercado e associados.”

Selma Cabral e Ana Carolina / Foto: Visite Santos

O Santos CVB além de apoiar e divulgar a iniciativa, se colocou à disposição para poder sediar outros eventos do Road, fortalecendo ainda mais a região da Baixada Santista como destino.