Rota turística, Pontos no centro histórico e recordes frequentes de exportação retratam a relevância da produção cafeeira no desenvolvimento da cidade de Santos, que é carinhosamente apelidada de “berço do café brasileiro”.
Com justiça, o município sediará, pela primeira vez, o Seminário Internacional do Café, evento que atrai executivos e autoridades de todo o mundo para debater projetos, melhorias e futuras iniciativas para o ramo.
Apesar de ser organizado pela Associação Comercial de Santos, o evento era tradicionalmente realizado em Guarujá. Mas, neste ano, a entidade sentiu que era necessário trazer estas importantes discussões à maior referência em produção cafeeira em nível nacional, que conta com estrutura moderna e capaz de receber os nativos de mais de 25 países que prestigiarão o evento, realizado entre os dias 21 e 23 de maio, no Blue Med Convention Center (Ponta da Praia).
“Em um movimento arrojado, decidimos fazer um resgaste da importância de Santos para o café. O Seminário tem como característica principal a de negócios, em que produtores, cooperativas, traders, compradores, torrefadores de maior expressão debaterão as características e perspectivas da nova safra frente as necessidades globais, já que o Brasil é o principal fornecedor mundial do produto.” – afirma Mauro Sammarco, presidente da ACS.
Como maior exportador de café do Brasil, o Porto de Santos enxerga a vinda do Seminário para o município como grande oportunidade para a geração de novos negócios e parcerias internacionais, e, segundo Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária local, a meta é alcançar novos recordes.
“Reforçaremos nosso trabalho de interlocução com produtores, exportadores, armadores e operadores, com a finalidade de aprimorar a logística e tornar mais ágil a exportação do café brasileiro. Um grande evento para Santos e para o Brasil”, celebra Pomini.
Nos bastidores, a Associação Comercial também buscou fortalecer parcerias que garantam uma confortável experiência em todos os escopos. O Sheraton Santos Hotel foi escolhido para ser o parceiro oficial do evento no ramo hoteleiro, dando aos visitantes a oportunidade de garantir a hospedagem junto dos ingressos por preços mais acessíveis.
Segundo o gerente comercial do hotel, Vitor Vieira, o empreendimento se flexibilizará para garantir a satisfação dos hóspedes, e fidelizar clientes, já que o Seminário se encerra próximo ao final de semana.
“Considerando a oportunidade, nas refeições, vamos valorizar a culinária brasileira, e principalmente nas sobremesas e coquetéis, destacar receitas que tenham o café como protagonista. Além disso, ofereceremos uma condição diferenciada para quem optar por estender a hospedagem conosco, e aproveitar o final de semana na cidade.”, ressaltou.
A realização do Seminário Internacional do Café, pela primeira vez, em Santos, reflete a evolução da infraestrutura local, que cada vez mais se prepara para sediar grandes eventos, oferecendo serviços de alta qualidade em todos os ramos e fomentando o segmento MICE no município.