Facilitar os serviços de iniciativas do poder público e da sociedade civil têm sido um dos objetivos cumpridos à risca nos últimos anos na cidade de Santos. Os resultados conquistados pela cidade comprovam que todos estão unidos por um bem comum: qualificar ainda mais o trade de Turismo de lazer e negócios.
Por conta deste intenso trabalho, o Turismo se posta como um dos maiores impulsionadores da economia local, contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura do município e qualificação dos profissionais do setor.
Um destes projetos, que buscou explorar o potencial turístico de Santos, foi o Observatório de Turismo, criado no ano de 2020 por iniciativa da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (SEECTUR) Municipal, que por meio de coletas de dados e pesquisas, disponíveis ao público de forma gratuita, possibilita que trabalhos mais objetivos e baseados em informações concretas sejam realizados na cidade.
O sucesso do Observatório, que já era evidente, foi ainda mais honrado durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes, realizada em Curitiba (PR), onde o projeto desbancou a concorrência de iniciativas de grandes capitais, como Rio de Janeiro (RJ) e São Luis (MA), e foi premiado na categoria Tecnologia e Gerenciamento de Dados, parte do Prêmio Iberoamericano de Destino Turístico Inteligente.
“Abastecer o poder público e o trade com informações é essencial para que o turismo se torne, cada vez mais, um indutor de desenvolvimento social e gerador de empregos. A nossa equipe da Seectur está de parabéns por este maravilhoso reconhecimento à Cidade”, afirma Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, em nota divulgada pela Prefeitura Municipal.
Vanessa Lombardi, presidente do Santos Convention & Visitors Bureau e do Conselho Municipal de Turismo de Santos e atuante do mercado de Turismo e Eventos há mais de três décadas, parabenizou o trabalho da Seectur.
“A conquista deste prêmio é resultado de um árduo trabalho, que contribuiu para que, mesmo com as dificuldades enfrentadas após a pandemia, Santos se tornasse uma potência nacional, e um destino turístico inteligente. A boa utilização dos recursos tecnológicos só tem a agregar. Afinal, tudo o que queremos é contribuir para o bom desenvolvimento econômico, a geração de empregos e tornar nossa cidade uma vitrine para grandes negócios.”, afirmou.
A presidente também ressaltou a disposição em colaborar com a Secretaria em novos projetos.
“Como em todos os anos anteriores, o Bureau e a Seectur continuam seguindo juntos, com o mesmo propósito. A parceria com o Poder Público é fundamental para nosso trabalho, e sempre que possível estaremos à disposição”, encerrou.