Evento, realizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau, abordou temas como Cidades Inteligentes, Economia Criativa, Turismo de Negócios e o Futuro dos Eventos, além do turismo como fator de desenvolvimento econômico.
A quarta edição do Fórum de Turismo e Eventos de Santos, realizada no último dia 16 de dezembro, das 9h às 14h30, no Santos Convention Center, trouxe à tona discussões relevantes para o setor, com a vinda de importantes nome a nível nacional, dentro do tema principal “Desafios e oportunidades – O que 2022 nos reserva”.
Na cerimônia de abertura, a presidente do Bureau, Vanessa Lombardi, reforçou o papel agregador da entidade e o protagonismo junto aos principais players locais com um propósito conjunto em prol do turismo e eventos. A ocasião teve ainda a homenagem ao vereador santista Bruno Orlandi, que pelo segundo ano consecutivo destinou emenda parlamentar que auxiliou na realização do evento.
A programação teve início com a presença da Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo, Nicole Facuri, que atua no Ministério do Turismo, e falou sobre Destinos Turísticos Inteligentes. Facuri expôs ao público a necessidade dos destinos gerenciarem de forma inovadora e sustentável e dentro dos pilares que determina o modelo DTI no Brasil.
A dupla Joice Leal, e Victor Megido apresentou aos participantes estudos sobre Destinos Criativos, Cidades Criativas, com vistas ao evento mundial da UNESCO de mesmo tema que será realizado em Santos em 2022. Vitor apresentou o tema “Criatividade, um caminho para a Igualdade”, com foco nos desafios que os destinos criativos irão enfrentar nos próximos anos, e Joice destacou a singularidade dos destinos com foco no potencial criativo por meio de experiências.
A parte da manhã do Fórum foi encerrada com um painel sobre Turismo e Eventos de Negócios, com a participação da presidente do Santos CVB, Vanessa Lombardi, da Secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, juntamente a executivos do setor como Willian Lopes, da GL Events Brasil. Os executivos projetaram em sintonia e como unanimidade que os próximos anos serão de muito trabalho para o setor de eventos, pela demanda reprimida dos dois últimos anos, e que Santos terá papel de destaque no segmento, pela questão dos cruzeiros marítimos, o novo centro de convenções, o empreendedorismo e o trabalho de entidades como o Bureau e a Seectur em divulgar Santos como destino.
Os visitantes do Fórum tiveram uma pausa para um Brunch oferecido pela organização do evento, momento em que puderam também visitar a Expo de Fornecedores com empresas locais das áreas de hotelaria, transportes, atrativos turísticos, eventos, consultoria e saúde.
Na parte da tarde, a especialista em turismo e doutora pela Universidade de São Paulo, Mariana Aldrigui apresentou desafios que o setor de turismo enfrentará nos próximos anos, com a temática “Decisões baseadas em dados – Como ajustar o planejamento para 2022”. Aldrigui, que preside a Câmara de Turismo da FECOMERCIO-SP, enfatizou a comunicação veloz e assertiva o e planejamento como principais ferramentas de ação.
Encerrando o evento um painel com importantes lideranças regionais sobre turismo e economia local, uniu Omar Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, e Jean Barbosa, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da Praia Grande. O debate teve mediação da Diretora Institucional do Santos CVB, Andréa Neris, com colocações pontuais e perguntas que inseriram o turismo no contexto do comércio e indústria.
Realizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau, o Fórum de Turismo e Eventos de Santos tem Patrocínio Master da GL Events, Patrocínio Gold de Cellula Mater Laboratório de Análises Clínicas e Cape Eventos e apoio da Prefeitura Municipal de Santos, FullTime Eventos, Park Education, Atrium Eventos e Caminhos do Mar – Parquetur.