Eventos

Parque Tecnológico de Santos anuncia o maior evento de inovação do litoral paulista

Tecnologia e inovação são palavras cada vez mais presentes no vocabulário dos cidadãos e autoridades de Santos. Uma demonstração prática disso ocorreu na manhã do dia 31 de janeiro, onde centenas de pessoas lotaram o auditório do novo hub de inovação do Parque Tecnológico de Santos, finalmente inaugurado, localizado no bairro Vila Nova.

Novo Hub de Inovação do Parque Tecnológico conta com 7 andares em sua estrutura (Foto: Divulgação/PMS)

Dezenas de autoridades, como Caio França, deputado federal; Sílvia Teixeira, reitora da Universidade Santa Cecília; Bruno Orlandi, secretário de Assuntos Portuários e Empregos de Santos e Rogério Santos, prefeito da cidade, estiveram presentes na solenidade.

A nova sede da Fundação possui cerca de 7 mil m², divididos em 7 andares. Junto dos vastos espaços para reuniões, leitura e videochamadas, e do auditório, onde foi realizada a cerimônia, o prédio possui uma relaxante sala de descompressão, com balanços, televisão, mesa de jogos e videogames.

Durante o evento, Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico, anunciou o maior evento de inovação do litoral paulista: o Santos Summit, que ocorrerá dos dias 07 a 09 de março, no Blue Med Convention Center (Ponta da Praia).

Santos Summit será o maior evento de inovação do litoral paulista

Teremos um grande evento, que será útil para que as pessoas se conectem e entendam como a dinâmica das startups funciona. Cada vez mais tentamos trazer soluções tecnológicas para que a vida destas pessoas seja mais fácil, simples.” – afirmou.

Segundo Bittencourt, um dos principais propósitos do evento é mostrar que é possível unir o ecossistema de inovação ao desenvolvimento sustentável, além de movimentar a cidade como um todo, realizando eventos satélites, no próprio Parque Tecnológico (Vila Nova), no Museu do Café (Centro Histórico) e na Pinacoteca Benedicto Calixto (Boqueirão), para que, segundo ele, a cidade “respire” o Summit.

Fui provocado em algumas entrevistas, onde me disseram que Santos é o local que as pessoas procuram para morar depois da aposentadoria. Na verdade, Santos é a cidade onde todos sonham passar o resto de suas vidas, e foi pensando nisso que desenvolvemos este evento.” – continuou o presidente.

Vanessa Lombardi, presidente do Santos Convention & Visitors Bureau e CEO da FullTime Eventos e Turismo, organizadora do evento, também compareceu à cerimônia. Para a empresária, o Santos Summit também será uma oportunidade de mostrar a evolução do setor de eventos local.

“Hoje, considerando a relevância de organizar eventos que estimulam o desenvolvimento de nossa cidade, precisamos fazer valer a dimensão que nosso trabalho, como organizadores, desempenhando um papel crucial, vêm tomando nos últimos anos. Estamos comprometidos em impulsionar o crescimento sustentável da nossa cidade por meio dessa união entre inovação e turismo. Com décadas de experiência e uma parceria estreita com a dedicação inovadora do Parque Tecnológico, estou confiante de que teremos um evento grandioso e memorável.” –  ressaltou.

Para Fábio Tatsubô, chefe de departamento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Santos, a inauguração da nova sede será fundamental para o processo de adequação às metas da Agenda 2030 da ONU, que pretende promover o desenvolvimento sustentável nas cidades.

“O Parque Tecnológico é fundamental para as ações que estamos fazendo coletivamente. A inovação é importantíssima para gerar empregos e renda, para que possamos fazer de Santos uma cidade inteligente e praticar os ODS simultaneamente.” – ressaltou.

Entre os palestrantes confirmados, estão Ingrid Barth, presidente da Associação Brasileira de Startups; Felipe Crinit, CEO da Rappi Brasil; Juliana Goes, jornalista, escritora e apresentadora; Dani Junco, fundadora do B2Mamy; Crica Wolthers, fundador do Vegan Business; Beatriz Bevilaqua, jornalista e comunicadora de startups; Alessandro Lopes, especialista em BIM (Modelagem de Informação da Construção); Ronaldo Christofoletti, presidente do Grupo Especialistas em Cultura Oceânica; Rodrigo Selback, apresentador e redator do Games e Profissões da Ubisoft; Sandrelise e Edmar Moraes, fundadores do Ilhahub de Inovação, e Cristiane Pereira, presidente do Instituto Multiplicidades.

O Santos Summit é uma realização do Parque Tecnológico em parceria com a Prefeitura de Santos, com organização da Fulltime Eventos e Turismo e apoio do Sebrae, Associação Comercial de Santos, LIDE Litoral Paulista, Pinacoteca Benedicto Calixto, Museu do Café, B2Mamy, Instituto Multiplicidades, Juicyhub, Hub Brasil Export e Santos Convention & Visitors Bureau.