A realização do 24º Seminário Internacional do Café, pela primeira vez, na maior referência cafeeira em solo nacional, a histórica cidade de Santos, enche de expectativas as autoridades públicas e os empresários locais, que ao ver milhares de turistas oriundos de dezenas de países, planejam oferecer serviços de alta qualidade, e tornar a estadia ainda mais aprazível e aconchegante.
Em meio a tantas discussões sobre o futuro dos trabalhos portuários e agrícolas, e o estreitamento de melhores relações a nível internacional, o visitante poderá conhecer de perto a importância do grão para o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos, pois além do evento que movimentará o Blue Med Convention Center nos próximos dias, o município estará totalmente envolvido com a cafeicultura, que históricamente, já é marca registrada santista.
Local onde ocorriam importantes negociações da indústria cafeeira no século XX, e atual patrimônio turístico do Estado, o Museu do Café espera receber elevado número de visitantes nesta semana. Exibindo todos os utensílios que compõem o processo de cultivo e colheita, histórias de antigos funcionários que participavam do trabalho industrial, e proporcionando momentos marcantes, como a experiência de pisar em grãos de café, o Museu se torna uma das principais opções para lazer, conhecimento e cultura.
“Nosso acervo permite visualizar como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país estão interligados. E, para quem faz parte do setor cafeeiro e se relaciona com esse universo diariamente, a visita se torna ainda mais interessante. Nossa equipe estará pronta e disponível para receber os visitantes. Serão todos bem-vindos!”, afirma Alessandra Almeida, diretora executiva do Museu do Café.
Para garantir que além de educativa, a experiência também seja deliciosa, o Museu conta com cafeteria própria, administrada em parceria com o Rei do Café. Victor Mauri, diretor da empresa, celebra a vinda do Seminário para a cidade pela primeira vez.
“A vinda de um evento tão grande para a cidade valoriza a cidade como um todo, que é diretamente envolvida com a cafeicultura. Com certeza, atrairá as atenções de todos os brasileiros e visitantes internacionais para o tamanho da representatividade do café para a economia e infraestrutura de Santos”, ressaltou.
Provando o envolvimento e dedicação totais da Prefeitura Municipal em fornecer o melhor aos cidadãos e turistas, o Festival Santos Café, tradicionalmente realizado em Julho, ganhará uma versão Pocket, exclusivamente por conta do Seminário.
O evento, realizado entre os dias 25 e 26 de maio, contará com walking tour pelo Centro Histórico, Xícara Instagramável e oficinas, além de providenciar aos empreendedores locais a oportunidade de expor seus produtos e marcas, tanto em séries de degustações, como nas feiras de Economia Criativa.
“Além de fornecer uma programação a mais para os participantes do seminário, é mais uma oportunidade de atrair mais turistas e santistas ao Centro Histórico, gerando empregos e renda. Essa é a nossa forma de continuar apoiando e prestigiando os pequenos empreendedores santistas, dando a oportunidade para que exponham e vendam seus produtos para participantes do seminário, que virão de diversas partes do País e até do exterior”, afirma Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos.
Entidade importante para a divulgação turística local, o Santos Convention & Visitors Bureau se mostra disposto a colaborar para garantir a melhor hospitalidade possível, em parceria com os principais empresários da cidade.
“Sempre estivemos focados em atrair grandes eventos para Santos. E, com o passar dos anos, vemos o quanto o município tem se desenvolvido. Assumi a presidência em um momento complicado de pós-pandemia, onde sabíamos dos desafios do mercado, e mesmo assim, nunca deixamos de trabalhar. Graças aos nossos esforços, à parceria com o poder público, e à modernização da infraestrutura, Santos vive um grande momento, e tenho certeza que os executivos que estiverem aqui durante o período de realização do Seminário, viverão dias extremamente agradáveis. O Bureau estará sempre de braços abertos para colaborar com estas iniciativas.”, celebra Vanessa Lombardi, presidente do Bureau.