O Carnaval, feriado que contemplará os dias 10 a 13 de fevereiro, promete ser inesquecível na cidade de Santos. As festividades, que já tiveram início nos dias 02 e 03 deste mês, com as competições de desfiles das escolas de samba, realizados na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz e vencidas pela escola Unidos dos Morros, agora continuarão, em peso maior, com programações especiais no Centro Histórico da Cidade.
A folia tem início no próximo sábado (10), com a 22ª edição do Carnabonde, um verdadeiro baile a céu aberto no Centro Histórico de Santos.
Desta vez, o veículo prestará homenagens ao bloco “Raparigas do Último Gole”, partindo da Praça Mauá e percorrendo as estradas das Ruas General Câmara e do Comércio, também passando pelo Largo Marquês de Monte Alegre, além de percorrer a Rua Tuiuti, a Praça Barão do Rio Branco e a Rua Cidade de Toledo.
Reunindo as principais bandas da cidade, além de convidados vindos de São Paulo e Rio de Janeiro, o Carnacentro, em sua 2ª edição, será realizado dos dias 11 a 13 de fevereiro, contemplando as ruas do Centro Histórico em seu trajeto.
A criançada também poderá se divertir, com programação especial direcionada ao público infantil.
Durante os três dias de celebração, em palco montado na Praça Mauá, um bloco diferente irá se apresentar. No primeiro dia, o bloco carioca “Sargento Pimenta”, que trará sucessos dos Beatles, famosa banda inglesa, em seu repertório.
No segundo, o bloco “Orquestra Voadora”, também do Rio de Janeiro, apresenta misturas de marchinhas com ritmos famosos e tradicionais.
Finalizando as festas, o bloco “Mulheres de Chico”, inteiramente feminino, apresenta músicas tradicionais compostas por Chico Buarque de Olinda.
Júlio Costa, diretor da CAPE Eventos, fez parte da montagem dos palcos, tanto para os desfiles, como dos shows que ocorrerão nos próximos dias. Mesmo tendo vastos anos de atividade, afirma não conseguir conter a emoção de realizar grandes eventos em parceria com a Prefeitura Municipal.
“Participar montando toda a estrutura, além de ser extremamente desafiador, foi também muito gratificante. Não consegui conter a emoção quando, durante o desfile, minha neta Maitê, de 11 anos, olhando tudo do alto do nosso camarote, me perguntou orgulhosa: ‘Vovô, tudo isso foi a CAPE que montou?’ Nos esforçamos muito para que todos se divirtam, o que, ao ver o resultado, nos dá muito prazer.” – afirma.
Olhares na economia
A temporada de cruzeiros ainda está em atividade. E, durante os dias de folia, a tendência é que mais visitantes de outros países e culturas venham à cidade. Assim, a ARC Corretora, especializada em câmbio financeiro, torna-se uma opção viável e segura para aqueles que necessitarem trocar dinheiro durante sua estadia.
Thiago Henrique, Operador de Câmbio da agência, afirma que a expectativa interna é por alta demanda durante os dias de feriado.
“Acreditamos em um grande fluxo de clientes desejando realizar a troca de suas moedas, como já estamos vivenciando um aumento de clientes estrangeiros trocando dólares e euros para a nossa moeda, o Real.” – afirma.
Presidente satisfeita
O aumento de turistas e viajantes na cidade de Santos é reflexo evidente do bom trabalho do Santos Convention & Visitors Bureau. Com mais de 20 anos de atuação, a entidade não mede esforços para ampliar a visibilidade do município em âmbito nacional, beneficiando, ao mesmo tempo, diversas empresas e entidades.
“Todos os anos, o Carnaval movimenta significativamente a economia em nossa cidade. É válido lembrar que, nessa época do ano, o turista não vem apenas aproveitar as festas, mas quer, também, um bom hotel para se hospedar, bons restaurantes para trazer a família, ou até mesmo um roteiro turístico diferente, para conhecer a história de Santos, riquíssima em cultura. É a partir dessa procura que o Bureau pode servir como uma mão amiga aos dois lados, auxiliando o turista a conhecer os serviços dos empresários que são associados.” – afirma Vanessa Lombardi, presidente do Bureau.