A quantidade de visitantes internacionais que Santos recebe todos os anos aumenta gradativamente. Com a promoção do destino mundo afora, turistas de diversos países se encantam com a beleza e a infraestrutura da cidade, além da segurança, setor hospitalar de qualidade e a excelência em hospedagem e hotelaria. Eventos como a Conferência das Cidades Criativas da UNESCO, que trouxe centenas de representantes dos mais variados países, aumentaram ainda mais a boa reputação do município no cenário mundial.
Em razão disso, o conhecimento e a fluência em inglês, que já era necessária, passa a ser fundamental aos profissionais de diversas áreas, principalmente para os que entram em contato direto com os turistas.
No setor hoteleiro, um dos que necessita grande nível de preparo, Santos mostra-se preparada para receber, hospedar e tratar visitantes internacionais com excelência. No bairro do Gonzaga, o Park Inn by Radisson Santos conta com recepcionistas bilíngues, tornando-se um fator obrigatório para a contratação de novos funcionários no setor.
“Com a alta demanda de hóspedes estrangeiros na cidade, seria impossível termos profissionais sem fluência em inglês no currículo. Há muitas tripulações que usam nossos hotéis, e nesse universo todos praticamente são estrangeiros.” – Afirma Tiharu Matsumoto, Gerente de Vendas e Marketing do hotel.
Por conta deste requisito, surge a necessidade de viabilizar o aprendizado de idiomas, para que assim, mais profissionais possam atender esta demanda e aprimorar suas habilidades de comunicação. A Park Education, empresa local, é referência no setor, oferecendo cursos, desenvolvimento de oratória, ou até mesmo, simulações de entrevistas de emprego em inglês, disponibilizando serviços para públicos das mais variadas idades.
“É muito comum recebermos pessoas que já se formaram em inglês há anos atrás e, mesmo assim, se sentem inseguros ou sem fluência para manter uma boa conversação. A Park Education, que já atua há quase 20 anos no mercado nacional, com foco no ambiente corporativo, consegue atender esse público, que precisa de fluência rapidamente, por meio dos treinos online. Com professores ao vivo, conseguimos de forma dinâmica e eficiente, trabalhar para que o treinando ganhe velocidade na fala. O mercado de aulas de inglês se dinamizou e hoje a facilidade de aprender independente do lugar possibilitou que mais pessoas pudessem buscar essa capacitação” – afirma Andréa Neris, representante da franquia na Baixada Santista.
A integração de estagiários bilingues é uma grande oportunidade para empresas locais que querem contribuir socialmente com a inserção do jovem no mercado de trabalho. Uma destas entidades é a RHF Talentos, que através de parceria com a própria Park Education, oferece os serviços destes jovens, treinados e preparados para os desafios do mercado de trabalho. Paulo Queija, um dos sócios da empresa e diretor regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Baixada Santista, afirma que a conversão de estagiários da RHF em vagas efetivas é maior que 80%.
“Realizamos entrevistas e análises comportamentais com cada candidato, para que possamos identificar quais deles possuem as características necessárias para a empresa. Esse trabalho é fundamental para que o jovem permaneça por mais tempo no estágio. Além dessa análise comportamental, fazemos o teste de competência com nossa empresa parceira, conseguindo assim, orientar quais pontos de melhoria devem ser trabalhados nos estagiários” – disse.
Exemplo concreto da importância dada a funcionários bilíngues pela RHF Talentos, Leticia Vicentini conquistou uma vaga de estágio na Exupery Viagens, onde atua na criação de roteiros, designs, reservas e emissões. Por sua fluência e prática constante de inglês, também auxilia no relacionamento com hotéis estrangeiros, através de e-mails e chamadas telefônicas. Vicentini destaca que seu conhecimento aprimorado possui grande importância para a inserção no mercado de trabalho.
“O inglês hoje em dia é essencial. É fundamental sempre buscar se adequar ao mercado suas demandas. O melhor de tudo foi passar no processo seletivo para estagiar na Exupery, onde pratico muito as minhas habilidades de inglês e, ao mesmo tempo, contribuo nas atividades estrangeiras do escritório.” – afirmou.
Com a evolução do desenvolvimento profissional em Santos, a cidade prova mais uma vez que está preparada para receber eventos, congressos e convenções de grande porte, fortalecendo ainda mais o turismo de negócios, e ressaltando a dedicação de todos os setores em fornecer a melhor experiência possível aos turistas de todo o mundo.