Institucional

Participação em Feiras de Turismo e Negócios é frente de atuação poderosa do Santos C&VB

Anualmente, a cidade de Santos colhe os frutos de um trabalho constante de divulgação, realizado há mais de 20 anos pelo Santos Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Prefeitura Municipal. A busca por realizar eventos de grande porte na cidade tem aumentado significativamente, o que também beneficia os restaurantes, bares e hotéis locais, que se aproveitam do grande número de turistas e visitantes para oferecer seus serviços.

Com isso em mente, o Bureau busca marcar presença ativa em grande parte das Feiras turísticas e de negócios por todo o país, que reúnem os principais compradores e empresários do segmento, em busca do destino que ofereça a melhor infraestrutura, seja para passar o período de férias em família, ou realizar o seu evento, congresso ou convenção.

Para isso, a entidade possui forte parceria com a Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, fundamental para apresentar a diversidade de opções que o município apresenta. O associativismo também é peça chave, afinal, a grande movimentação de visitantes também auxilia os empresários e fomenta os negócios. Assim, produtos autorais das empresas associadas ao Bureau são distribuídos ou sorteados em massa.

A participação neste tipo de evento também é importante para manter contato com outras entidades, como a UNEDESTINOS, trabalha em prol de todos os Convention Bureau’s espalhados pelo Brasil.

Lívia de Carvalho, diretora de Feiras e Eventos do Bureau, à direita, junto de membros da UNEDESTINOS

Turismo em pauta

Se aproveitando da pluralidade do destino, o Bureau utiliza das principais rotas temáticas locais para divulgar a cidade em feiras focadas no Turismo. A rota do café, produto que bate recordes de exportação no Porto de Santos; Pelé, que contempla toda a história do Rei do Futebol, que marcou gerações atuando pelo Santos Futebol Clube, e pela Seleção Brasileira; e da Cerveja Artesanal, que conquista paladares na cidade, são constantemente destacados.

Estande de Santos na BNT Mercosul destacou rotas turísticas e infraestrutura local

Eventos como a BNT Mercosul, a AVIRRP, a ABAV Travel e o Festival de Turismo de Gramado (FESTURIS) são voltadas ao público geral, que busca conhecer os principais destinos turísticos do país, além de promover a interação entre destinos e entidades.

Um dos principais objetivos do Bureau, nestas feiras, é apresentar que, além de vender apenas passagens de cruzeiros, os agentes de viagem também podem utilizar dos pontos e rotas turísticas para ofertar estadia prévia na cidade, para que os viajantes desfrutem do melhor que a cidade pode oferecer.

Um dos maiores atrativos do estande santista nestas feiras é o Guia Visite Santos, mapa turístico produzido pela entidade, que mostra pontos turísticos, bares e restaurantes da cidade, guiando o visitante por todo o município.

Santos é MICE

A pluralidade do destino fica evidente quando o assunto é o turismo de negócios, cada vez mais popular e presente no cotidiano santista. Com o Blue Med Convention Center, e a infraestrutura hoteleira, que conta com salas específicas para eventos em seu espaço interno, a cidade também se torna uma das principais opções para sediar convenções de grande porte.

Em feiras como a Evento Business Show (EBS) o foco está em mostrar que Santos possui grande potencial para a realização de eventos e negócios. A alta segurança da cidade, com câmeras de monitoramento, e a proximidade com os aeroportos e a capital do estado, São Paulo, chamam a atenção dos empresários e compradores que passam pelo estande santista nestes eventos.

Lumara Samopaio, gerente comercial da Átrio Hotéis, representando o Santos C&vb na rodada de negócios da Feira EBS

A revista Showcase Visite Santos, também produzida pelo Bureau, é extremamente atrativa para os executivos, que por meio da leitura, conhecem maiores detalhes sobre a infraestrutura da cidade, com reportagens sobre os principais eventos e avanços que ocorrem na cidade.

“Independente da temática das Feiras, atuamos estrategicamente, planejando por meses quais serão as nossas abordagens, o que desejamos comunicar em cada evento, e como podemos tornar o destino ainda mais atraente em nossa apresentação. Os resultados de nosso trabalho são evidentes, sempre estamos prestando apoio a candidaturas e buscamos fornecer o melhor para os visitantes, antes e após o evento”, afirma Vanessa Lombardi, presidente do Santos C&VB.