Por Ronaldo Tarallo Jr.
Durante os dias 20 a 24 de novembro, o Governo de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), e apoio da AIR Canada, Enjoy Experience, Aeroporto de Guarulhos, Secretária Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos (Seectur) e o Santos Convention & Visitors Bureau – Visite Santos, realizou a primeira edição do Famtour Experience São Paulo, um evento voltado para operadores de turismo da Argentina. A ação teve como objetivo promover o estado paulista, destacando suas atrações turísticas, e consolidar suas cidades como destino preferencial na América do Sul.
O Famtour contou com um roteiro diversificado, incluindo atividades no litoral e na capital paulista. A chegada dos 11 participantes foi no dia 20, em Guarulhos e no dia 21 conheceram a cidade do Guarujá, realizando turismo náutico.
Já nesta sexta-feira (22), os participantes fizeram uma visita especial a Santos, com passeios pelo Centro da cidade, incluindo o Museu do Café, Casa da Frontaria Azulejada, Museu Pelé, Rei do Café e o Santuário de Santo Antônio do Valongo, além de almoçarem no Paru, no mercado do peixe.
Gabriel Ardon, de Buenos Aires, não conhecia a cidade e ficou muito impressionado.
“Uma história muito interessante, muito rica, quando retornar para Argentina pretendo realizar venda de pacotes para Santos”, contou.
Os equipamentos turísticos foram apresentados pela guia de turismo, Valentina Rezende, que ficou muito feliz em como os participantes ficaram extasiados com a beleza da cidade.
“As pessoas não têm noção de como Santos é bonito, todos ficaram muito encantados. Eles podem pensar em vender pacotes de cruzeiros em que as pessoas vêm para cá alguns dias antes e aproveitam para conhecer tudo que proporcionamos. Temos um dos Réveillons mais bonitos do país, o aquário e todo o Centro Histórico que em nada deixa a desejar a qualquer lugar do mundo”, afirmou.
Para a presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, Vanessa Lombardi, o Famtour ocorrer em Santos é de grande valia
“Temos o maior Porto da América Latina, uma praia linda e diversos pontos turísticos. Santos está pronta para receber seus visitantes com uma estrutura que garante experiências inesquecíveis, reforçando sua posição como um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e gerando impacto positivo na economia e no dia a dia de nossos associados”, completou Vanessa
De acordo com a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, a iniciativa é crucial para o crescimento do turismo local, especialmente com o aumento de turistas internacionais, como os argentinos.
“É uma iniciativa muito importante porque estamos buscando turistas, especialmente os da Argentina, nosso vizinho, que têm mais facilidade de vir. Articular com agências e divulgar a cidade é fundamental para estimular a vinda desse turista e movimentar nossa economia”, afirmou.
No período da tarde o grupo retornou para São Paulo. Para do dia 23, a agenda reserva para eles passeios por pontos turísticos como o Mercadão Municipal, Avenida Paulista e a noite ir ao Allianz Parque para assistir ao show de Lenny Kravitz.
Esse esforço de promoção ocorre em meio ao aumento significativo no número de turistas internacionais. No primeiro semestre de 2024, o Brasil recebeu 3,6 milhões de turistas estrangeiros, com destaque para os visitantes provenientes dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. São Paulo, como principal porta de entrada do país, é responsável por uma grande parte desse fluxo, com 1,3 milhão de turistas internacionais.
A Air Canada pretende iniciar em dezembro voos entre São Paulo e Buenos Aires e a expectativa é fortalecer ainda mais a conectividade internacional e consolidar São Paulo como o maior destino turístico da América do Sul.
Além da Air Canada, participaram do Famtour as empresas All Seasons, TKT.Travel, Mitika, Grupo Ocho, Tower Travel, TS Operador, Free Way, ACT Travel, Terra Travel e International Travel.
O que é o Famtour?
O Famtour é uma ação promocional direcionada a operadores de turismo, onde esses profissionais vivenciam a experiência de viajar para destinos turísticos, conhecendo a fundo suas atrações, serviços e infraestrutura. O objetivo é promover o destino de maneira mais efetiva e ajudar a aumentar a venda de pacotes turísticos.