Cultura Entretenimento Gastronomia lazer

Passeio temático em Santos relembra momentos marcantes da história de Pelé

Entre escravidão, injúrias e marginalidade, a população negra brasileira enfrentou centenas de batalhas em favor de garantir direitos iguais a crianças, adolescentes e adultos, que sofrem diariamente com o preconceito e o senso comum. Por isso, na próxima segunda-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra, em homenagem à bravura daqueles que tanto batalharam por igualdade.

Dentre tantos personagens que desafiaram o sistema, um deles resolveu quebrar esse paradigma de maneira diferente: com a bola nos pés. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi símbolo de orgulho e conquista para a população negra, que até mesmo nos esportes era considerada inferior. Por décadas, negros não puderam sequer ser relacionados para partidas de futebol, com seus clubes sendo sujeitos à exclusão de ligas e multas financeiras.

Mas Pelé foi diferente, seu desempenho mágico vestindo as cores do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira provaram, de uma vez por todas, que não existe espaço para preconceito no esporte. Em seus tempos de glória, o Rei foi símbolo de autoestima para muitos negros, que viam em Pelé um exemplo a ser admirado e seguido, já que mesmo com tantas injúrias e desprestígio, continuava ampliando horizontes e conquistando glórias mundo afora.

Apesar de não estar mais em vida, o Rei nunca renunciou o trono. Em Santos, é possível ver partes de seu legado, hoje, contado por terceiros. Um destes, Diogo Lopes, responsável pela Parceiros do Turismo, que neste sábado (18), realiza um passeio temático pela “Rota Pelé”. O trajeto, que passa por pontos turísticos onde o eterno camisa 10 marcou história no litoral paulista, conta com paradas no Memorial das Conquistas do Santos F.C, Museu Pelé e Monumento ao Camisa 10, além de possível visita ao jazigo da família do Rei, além do mausoléu onde está o corpo do craque.

Museu Pelé conta, através de artefatos únicos, a trajetória do Rei do Futebol (Foto: Raimundo Rosa)

“Relacionamos a história do Pelé à cidade de Santos. Pelé chegou com 15 anos de idade, pela primeira vez ele viu o mar, a gente passa pela praia e conta a trajetória, falando sobre os locais onde ele morou e a sua importância de projetar Santos mundialmente, assim como o Café e o Porto. Para a cidade de Santos, é um tour temático, importante para mostrar a diversidade de opções que temos aqui na cidade, para atender turistas com diferentes gostos e objetivos.” – Disse Diogo, que além de tudo afirma ter conhecimento da responsabilidade de transmitir a história do Rei adiante.

Parceiros do Turismo realiza roteiro “O Rei do Futebol em Santos”, com visita ao Estádio Urbano Caldeira

“Eu especificamente, tenho uma história relacionada com o Pelé. Eu o conheci, falei com ele duas vezes. Meu pai foi jornalista e acompanhou o Santos em excursões. É importante lembrar que o Pelé foi símbolo de luta em um esporte que, no seu início, não aceitava negros jogando. E em 1950 aparece o Pelé. Em 58, jogando na Copa da Suécia, se destaca e logo já é chamado de “rei do futebol”. É uma vitória para o povo negro brasileiro ter uma pessoa reconhecida dessa maneira.” – Continuou o turismólogo.

Por isso, Diogo e outros profissionais da área turística reconhecem a importância de Santos para a história nacional e trabalham para tornar estes conhecimentos ainda mais acessíveis e divertidos ao público. Aproveite esta data histórica para conhecer mais daquele que foi símbolo de magia e encanto ao esporte, além de quebrar padrões e ser figura natural de luta contra a desigualdade.

Para boa locação e noites confortáveis, é possível se hospedar no Novotel Santos Gonzaga, próximo a shoppings como Pátio Iporanga e Parque Balneário, além de ser o ponto de partida do tour realizado pela Parceiros do Turismo. O hotel conta com cardápio internacional em seu restaurante, além de piscina, fitness center e wi-fi gratuito.

Novotel Santos, no Gonzaga

Outra excelente opção de estadia é o Park Inn by Radisson Santos, localizado a 11 minutos da Praia do Gonzaga, com recepção trilíngue, café da manhã com buffet variado, além de poupar turistas de imprevistos com animais domésticos, sendo pet friendly.

Park Inn, com localização próxima à praia

Para finalizar com chave de ouro, é possível provar da gastronomia santista nos restaurantes Van Gogh e Cantina di Lucca.

Cantina Di Lucca, em Santos

O Santos Convention & Visitors Bureau busca proporcionar, através de nossos associados, a melhor experiência ao turista que visita a cidade, fortalecendo o mercado de Turismo, Eventos e MICE.