Eventos

Iniciativas Sustentáveis Transformam Santos em Referência Ambiental

Em tempos em que as crises climáticas estão mundialmente em alta, e o cuidado com o meio ambiente é, por muitas vezes, negligenciado, cada vez mais cidades sentem que é necessário tomar uma atitude para promover vida digna a todos os habitantes, e minimizar as ameaças.

Rica em belezas naturais, com o maior jardim de orla do mundo, e uma das líderes mundiais em qualidade de vida, a cidade de Santos também se une nesta missão, e busca conscientizar todos os que se instalam no município. Para que isto aconteça, o Poder Público e as empresas locais trabalham em conjunto, engajados em adotar práticas sustentáveis em suas áreas de atuação.

Movimento ODS Santos 2030

Principal ação mobilizadora das boas ações ambientais na cidade, o Movimento ODS Santos 2030 é mobilizado pela Prefeitura Municipal. Baseado na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 2015, que consiste em 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas, e tem como objetivo principal a erradicação da pobreza e a melhora das condições sociais dos habitantes de todo o mundo.

Neste contexto, a cidade realiza ações constantes de conscientização e incentivo às práticas, e será, no dia 21 de junho, sede do Encontro das Cidades ODS, atraindo representantes de todo o Brasil, que debaterão através de painéis e rodas de conversa, importantes questões para a progressão do Movimento em todo o território nacional.

Associação Comercial de Santos será palco do 1º Encontro das Cidades ODS (Foto: Reprodução)

O encontro também será palco de apresentações para os participantes do programa Jovens Embaixadores do Clima, mobilizado pela Prefeitura em parceria com o comitê de sustentabilidade da Associação Comercial de Santos.

Durante três meses, embaixadores e estudantes se reuniram em 17 encontros semanais, recebendo palestras e capacitações sobre cada uma das metas abordadas.

Eventos Sustentáveis

Com a grande quantidade de eventos realizados em Santos nos últimos anos, a sustentabilidade passou a ser pauta recorrente debatida em amplas áreas de atuação, como portuária, tecnológica e de saúde.

Durante o Santos Summit, maior evento de tecnologia e inovação da Baixada Santista, realizado em março, as boas práticas ambientais foram constantemente fomentadas pelos palestrantes, tendo, inclusive, um painel dedicado exclusivamente ao Movimento ODS Santos 2030.

Parque Tecnológico de Santos recebeu a primeira edição do Santos Summit (Foto: Gabriel Prudêncio)

Outro exemplo de boa prática foi realizado no 37º Congresso de Secretários Municipais do Estado de São Paulo, onde, para evitar quantidade elevada de plásticos jogada no lixo, cada participante do evento recebeu uma garrafa de metal, podendo abastecer quando necessário, sem acumular copos descartáveis nas sacolas.

Congresso abordou as mudanças climáticas e seus impactos no SUS

O 24º Seminário Internacional do Café, realizado em maio deste ano, também incentivou a preservação ambiental, contando com um programa de gestão de sustentabilidade durante os três dias de evento, medindo emissões de carbono e até mesmo a quantidade de combustível consumido por cada participante para chegar ao Blue Med Convention Center (Ponta da Praia).

Seminário recebeu participantes de mais de 10 países (Foto: Reprodução/ACS)

Independente da área, a proteção ambiental é continuamente abordada nos eventos e atividades realizadas na cidade de Santos, e a tendência é que, com o passar dos anos, cada vez mais pessoas se conscientizem a fazer o certo e lutar por um mundo melhor.