Por José Augusto – Presidente da Escola Portuguesa em Santos
A tradicional Festa de Portugal chega à sua 16ª edição com muitas novidades e promete agitar o Centro Histórico de Santos nos dias 7 e 8 de junho. Considerado o maior evento da comunidade portuguesa na Baixada Santista, a festa, que celebra e difunde a cultura lusitana, será realizada no Largo Marquês de Monte Alegre e no Arcos do Valongo, reunindo atrações gratuitas para toda a família, com shows de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital, além de comidas, bebidas e doces típicos.
O presidente da Escola Portuguesa, José Augusto do Rosário, está animado com os preparativos e convida toda a comunidade portuguesa, moradores da Baixada Santista e turistas a prestigiarem o evento, que tem caráter beneficente e arrecada fundos para a manutenção da Escola Portuguesa. A última edição do evento reuniu cerca de 35 mil pessoas ao longo dos dois dias de celebração.

Este ano, a festa ganha um caráter ainda mais importante, visto que as celebrações do 10 de junho do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, que celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, serão transferidas para a Festa de Portugal, em Santos, com presença das autoridades do governo lusitano.
Outra novidade é a cerimônia de abertura da festa marcada para o dia 5 de junho, no Teatro Municipal Brás Cubas, com show de fadistas renomadas, além de uma série de eventos que irão anteceder a grande festa em alguns restaurantes parceiros.
Conforme José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador do evento, a Festa de Portugal já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.

“A festa caiu no gosto popular, porque Santos é uma cidade fundada, desenvolvida por cidadãos portugueses, na sua grande maioria são descendentes de portugueses. A festa cresceu rápido e teve uma popularização tão grande que as próprias pessoas começaram a cobrar quando seria a próxima festa”.
Para Rosário, o evento é importante para reafirmar a importância que os portugueses tiveram no desenvolvimento da cidade de Santos. “Portugal está no coração de todos. Quase todos nós temos origens portuguesas, uma identificação, uma descendência, um sobrenome. A vontade da comunidade de ter um evento com aquela temática e nós de realizar um evento que fosse grande o suficiente para honrar a bandeira portuguesa”.

Um dos principais destaques da festividade, além da programação cultural, é a gastronomia. Pelo terceiro ano consecutivo, a Praça de Alimentação principal do evento ficará no Arcos do Valongo num ambiente coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando conforto e comodidade aos participantes da festa. No local, serão vendidos diversos pratos como arroz de braga, bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, caldo verde; doces típicos, além de vinho, chopp, cerveja, refrigerante e água. No mesmo local, haverá um espaço para as crianças, além de uma feira de artesanato com produtos portugueses.
Outra praça de alimentação com comidas típicas também será montada nas dependências do Santuário Santo Antônio do Valongo, com as barracas e restaurante da igreja servindo pratos típicos.
Serviço:
Festa de Portugal – 16ª Edição
Data: 7 e 8 de junho (sábado e domingo)
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre e Arcos do Valongo – Centro Histórico de Santos
Horário: 10 às 20 horas
Entrada gratuita
A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem co-realização da Prefeitura Municipal de Santos e da Secretaria de Turismo e apoio institucional das Comunidades Portuguesas.
Mais informações no site https://festadeportugal.com.br ou nas redes sociais @festadeportugal