Durante os últimos meses no litoral paulista, entidades de diversos setores se empenham em tornar seus serviços, não apenas atrativos profissionais, mas também, oportunidades turísticas. Investimentos altos são feitos para despertar a curiosidade dos visitantes que vem à região, do público jovem ao mais experiente, com a expectativa de acrescentar conhecimento e abrir oportunidades para novos negócios.
Este ramo turístico, focado em atrair congressos, seminários e convenções, estreitando os laços do turista com a cidade, também ganhou destaque durante o 6º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, realizado em 7 de Dezembro. Através do painel “Santos: Uma vitrine para geração de grandes negócios”, autoridades do setor portuário, tecnológico e de eventos puderam apresentar ideias e planos para tornar a cidade ainda mais atrativa para empresários e congressistas, além de despertar a atenção dos próprios moradores.
Um dos serviços mais requisitados e necessários para atrair o público infanto-juvenil é a tecnologia. Por isso, Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico de Santos, afirma que têm se movimentado para ampliar a experiência do turista, fazendo com que sua experiência ao visitar a cidade seja única.
“O turista que vem a Santos não pode vir apenas para visitar algum monumento ou comprar uma “lembrancinha”, mas sim para se emocionar, ter uma experiência de imersão, e é nisso que estamos trabalhando, para que os cruzeiristas e visitantes se apaixonem pela cidade. Isso circula a economia e é favorável para todos os setores.” – ressaltou o presidente.
Bittencourt, em sua participação, também confirmou que realizará trabalhos em parceria com a Prefeitura Municipal, participando da reforma de monumentos como o Mercado Municipal e acrescentando atrativos no Museu Pelé.
Os jovens possuem mente aberta para novas tecnologias. Então, a estratégia do Parque Tecnológico, de trabalhar com as startups e de atrair também esse público mais jovem, em parceria conosco, nos enche de boas expectativas para o futuro da cidade. – disse Selley Storino, Secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos.
Além da tecnologia, o setor portuário, fundamental à economia local e que deseja, ainda mais, abrir suas portas e atrair a curiosidade dos turistas, também participou do painel. Clóvis Vasconcellos, Superintendente de Comunicação Corporativa da Autoridade Portuária de Santos, que representando Anderson Pomini, presidente da entidade, apresentou projetos e expectativas para a construção do túnel Santos-Guarujá, além de ressaltar a necessidade de “humanizar” o Porto, e em parceria com o Santos Convention & Visitors Bureau, expandir o acesso ao público.
“Hoje, o Porto de Santos também possui possibilidades imensas de aproveitamento turístico. E nós, em parceria com o Bureau, vamos reforçá-las. O turismo é o grande meio de tornar o Porto mais conhecido e de melhorar essa tão sonhada relação Porto-Cidades.” – afirmou Vasconcellos.