Por Ronaldo Tarallo Jr.
Uma das principais atrações da temática no 7º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, realizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau (SCVB), foi a Árvore Líquida, idealizada pelo Prof. Eng. Mestre Ambiental, Pesquisador e Físico, Antônio Mazza e desenvolvida pelo grupo Life. A instalação, que simboliza a sustentabilidade, foi criada com o objetivo de sensibilizar e informar os mais de 8 mil passageiros que transitam diariamente pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, em Santos, no embarque e desembarque de cruzeiros.
A proposta visa conscientizar os turistas sobre a importância de práticas ambientais responsáveis, oferecendo uma experiência interativa e educativa. A árvore tem a função de cerca de 40 árvores verdadeiras, pois é um aquário formado por algas, que faz a fotossíntese no ambiente, realizando toda a troca de gás carbônico por oxigênio do ambiente em que se encontra.
A presidente do SCVB, Vanessa Lombardi, destacou durante o evento que a instalação reflete o compromisso da cidade com a sustentabilidade e o bem-estar dos visitantes, além de fortalecer o destino como referência em ações ambientais no turismo.
Os passageiros do terminal terão a oportunidade de interagir com a Árvore Líquida de diversas formas. Além de tirarem fotos junto à escultura, os turistas poderão utilizar um carregador de celular ecológico e acompanhar, em tempo real, o indicador de descarbonização do ambiente. Um painel digital também fornecerá informações sobre as iniciativas ambientais da cidade, contribuindo para aumentar a conscientização dos visitantes.
Sobre a Árvore
A “LIFE TREE” é um fotobiorreator projetado para a captura e retenção de Gases de Efeito Estufa (GEE), com foco específico no dióxido de carbono (CO2). Este equipamento, com capacidade de até 300 litros, cria condições ideais para o crescimento de organismos fototróficos, como microalgas. O uso de microalgas é de crescente interesse na ciência translacional, especialmente para a descarbonização de GEE em processos antropogênicos.
O Terminal
O Terminal de Passageiros do Concais, local onde ocorre o embarque e desembarque de cruzeiros, é um dos principais pontos de fluxo turístico de Santos, movimentando cerca de 42 mil passageiros por dia, segundo dados da última temporada. O local tem se consolidado como um centro vital para o turismo de cruzeiros, recebendo um grande volume de turistas de diversas partes do mundo.
Com iniciativas como a Árvore Líquida, o SCVB reforça o compromisso de Santos com ESG (Environmental, Social, and Governance) no setor de turismo e eventos, sendo uma cidade cada vez mais conectada às tendências globais de sustentabilidade, oferecendo uma experiência enriquecedora e responsável para seus visitantes.