Por Ronaldo Tarallo Jr.
No dia 11 de dezembro de 2024, o Parque Tecnológico de Santos foi palco do 7° Fórum de Turismo e Eventos, evento promovido pelo Santos Convention & Visitors Bureau (SCVB). O encontro reuniu líderes do setor de turismo e autoridades políticas para discutir o futuro do turismo e eventos, com foco nas inovações e desafios do setor, especialmente relacionados a temas ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e de Governança).
A abertura do evento contou com a presença de Vanessa Lombardi, do SCVB, e de autoridades, como a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino e a vereadora e vice-prefeita eleita de Santos, Audrey Kleys.
Também marcaram presença no evento Toni Sando, presidente do Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau e da Unedestinos, o Presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, o secretário de Turismo de São Vicente, Paulo Bonavides, o Presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Cubatão, Daniel Cavalieri, o Presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Marcus Vinicius Rosa, e o Presidente do Guarujá Convention Bureau, João Carlos Pollak.
O evento foi uma importante plataforma para discutir os rumos do turismo no Estado e as iniciativas que podem transformar o destino Santos e a Baixada Santista. Luis Sobrinho, da Investe SP, vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) falou sobre Programas da Setur-SP: Turismo Náutico, Turismo Ferroviário e Distrito Turístico.
A programação incluiu palestras e apresentações de cases de sucesso. Entre os principais temas debatidos, destacou-se o impacto das práticas ESG na gestão do turismo, com foco na gestão do Turismo e nos Eventos com responsabilidade Ambiental e Social em sustentabilidade, inclusão e governança responsável.
Anúncios Importantes
A secretária Selley Storino, com a presidente do SCVB e José Luis Blanco, CEO da Central de Fretes, anunciaram uma grande novidade para temporada 2024/2025 do turismo santista: o retorno após 25 anos da linha de ônibus de turismo de Santos. O serviço foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos (PMS) que abriu concorrência pública, vencida pela empresa Central de Fretes e contará com paradas estratégicas pontos turísticos da cidade.
Serão 3 rotas fixas: amarela (ligando a orla e Centro Histórico), azul (transitando por toda a orla) e verde (ligando pontos turísticos relacionados a Pelé e o Santos FC). Também terá uma rota sazonal pelo Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais, quando houver passageiros de cruzeiros em trânsito. Durante os percursos, os passageiros usarão pulseiras e poderão subir e descer dos veículos durante as paradas no caminho.
O intuito é que a operação passe a funcionar até o fim deste mês, para que atenda o fluxo de visitantes da temporada de verão na cidade.
Outro anúncio foi a criação dos Postos de Informações Turísticas (PIT’s), que serão distribuídos em pontos-chave da cidade. Esses postos terão o objetivo de fornecer passeios, roteiros temáticos e walking tours, além de prestar informações. As passagens da linha Visite Santos serão vendidas nestes locais, que contarão constantemente com guias de turismo para orientar os visitantes com informações detalhadas sobre os atrativos turísticos locais.
Durante o evento, Vanessa Lombardi anunciou a aquisição da nova sede do Visite Santos, que será nomeada de Armenio Mendes, em homenagem ao empresário português, um dos fundadores do SC&VB e hoje seu filho continua o legado do pai como Presidente do Conselho Deliberativo da entidade.
Tema Central: O Futuro do Turismo e Eventos
O tema central do evento foi “O Futuro do Turismo e Eventos”, com enfoque nas tendências e transformações do setor. As discussões incluíram desde novas formas de atrair turistas até o impacto da tecnologia e da sustentabilidade nos negócios de turismo e eventos. Especial atenção foi dada às práticas ESG, que têm ganhado cada vez mais importância no mercado global, principalmente no que diz respeito ao turismo responsável e consciente.
Antônio Mazza, professor, engenheiro, mestre ambiental, pesquisador e físico do Life Tree – Grupo Life, que além de realizar a palestra “A Árvore líquida – ESG na descarbonização de eventos”, trouxe uma árvore líquida em tamanho real que ficou exposta no hall de entrada das palestras.
A árvore tinha a função de cerca de 40 árvores verdadeiras, pois é baseada numa espécie de aquário de algas, que faz a fotossíntese no ambiente, realizando toda a troca de gás carbônico por oxigênio do ambiente em que se encontra.
Toni Sando, presidente do Visite São Paulo, destacou em sua palestra “Unedestinos e a Promoção dos Destinos” a importância no desenvolvimento de destinos turísticos, apontando que os turistas estão cada vez mais exigentes quanto as cidades que escolhem visitar.
Palestras
Ainda dentro do tema ESG, foi apresentado a palestra “O caminho para o Futuro transformando o setor de eventos com ESG”, feita por Alexis Thuller Pagliarini, CEO Founder da Criativista ESG4, onde foi exposto às tendências e consolidações no segmento.
Paulo Octávio Almeida, o P.O., Diretor Executivo da UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), apresentou as “Tendências do Live Marketing”, mostrando ao público como a utilização de I.A. no marketing e nos eventos ainda pode ser melhor explorada e usado de formas mais assertivas.
A Diretora Institucional e de Comunicação do SCVB, associada e empresária, Andrea Neris, mostrou para o público alguns resultados do “Criatividade na Tela”, com apresentação de vídeos feitos pelos jovens do projeto e depoimentos no palco.
O Museu do Porto – A história da relação Porto Cidade foi tema da apresentação de Caio Moretti, superintendente de Relações Educacionais e Culturais da Autoridade Portuária de Santos (APS), mostrando que é possível e necessário uma maior relação do maior porto da América Latina com o Turismo, por meio do Museu do Porto que completou recentemente 35 anos.
Fórum Brasil Turismo Cultural
A última palestra do dia foi marcada pelo lançamento do Fórum Brasil Turismo Cultural, por Sergio França, CEO do Fórum, Paulo Barros e Ana Luiza Pradella, Co-fundadores da Plataforma Cult Turis. O calendário contará com o encontro nacional em Santos, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2025; e o encontro internacional em Lisboa (Portugal).
Durante o Painel também foi apresentado o projeto que cria o Corredor Cultural Paulista: Santos – Cubatão – São Bernardo-São Paulo- Santana de Parnaíba, que passa por fase de estudo e estruturação de roteiro, coordenado pelo Fórum Brasil e pela conselheira fiscal do Santos Convention & Visitors Bureau, turismóloga e empresária, Selma Cabral. A previsão é que os resultados destes estudos e propostas de roteiro sejam apresentados na etapa nacional em 2025.
Homenagem
Ao final do evento, o responsável por uma emenda parlamentar para realização do evento, vereador Bruno Orlandi, recebeu uma homenagem pelos seus esforços em prol do turismo santista.
Em seguida o vereador entregou certificado de curso de inglês para taxista, após uma capacitação feita pelo Centro Paula Souza e o Sindicato dos Taxistas de Santos na sede da CET.
O Impacto do Evento
O 7° Fórum de Turismo e Eventos de Santos rompeu as fronteiras da Baixada Santista com a presença de guias turísticos de São Bernardo do Campo (SP), para o guia Mariano de Souza o evento demonstrou como Santos tem diversos atrativos para recepcionar o turista
“Assistindo às palestras, ficamos sabendo a quantidade de equipamentos turísticos e locais atrativos que a cidade oferece, que vão além dos caminhos da serra do mar. Pretendo trazer meus clientes para fazer roteiros maiores na cidade, seja turismo de um dia ou de um fim de semana”, explicou o guia
A realização do simpósio mostrou-se um marco importante na reconfiguração do turismo na cidade e na Baixada Santista. A abordagem inovadora sobre sustentabilidade, somada ao lançamento de novas iniciativas como os ônibus de turismo e os PIT’s, reforça o compromisso da cidade com o futuro do setor, oferecendo aos turistas uma experiência cada vez mais rica e consciente.
Com a participação de importantes nomes do setor e da política, o evento também evidenciou a crescente importância da colaboração entre o poder público, o setor privado e as entidades turísticas para a construção de um destino mais competitivo e sustentável.
O Fórum demonstrou que Santos está no caminho certo para se consolidar como um destino inovador, sustentável e que se adapta rapidamente às novas demandas do turismo moderno.