O encontro reuniu autoridades, entidades do setor e profissionais do trade de turismo e eventos de renome nacional que puderam aproveitar esse momento único de debate e exemplos inspiradores de soluções para o segmento em nossa região.
O evento, que ocorreu no Bourbon Santos Hotel, teve como temática “Experiências inovadoras fortalecendo o destino e gerando negócios”. Durante todo o dia o Fórum proporcionou networking na área de exposições, painéis com a representatividade de todos os setores ligados ao Trade, inovação com o painel de destino Instagramável, cases de sucesso como Gramado e Santos com o evento da Unesco, hospitalidade e fortalecimento do comércio e serviços com os líderes empresariais, fechando com o compromisso dos secretários de turismo das cidades que formam a região turística em assumirem a pauta de um roteiro regional.
“Acredito que o Fórum traz esse ponto de encontro para olharmos o próximo ano e nos aproximarmos das pautas que realmente fazem diferença para o crescimento Turístico e de Eventos que tanto contribuem para nossa Região” destacou Vanessa Lombardi, presidente do Santos CVB.
Realizado pelo quinto ano consecutivo o evento contou com a participação de todo trade de turismo e eventos, profissionais ligados à diversas áreas como economia criativa, marketing, hotelaria, secretários municipais e profissionais que buscam alternativas inovadoras através da troca de informações com público qualificado.
Vanessa Lombardi ressalta ainda a inclusão do evento no Calendário Oficial da Cidade. “Temos um motivo a mais para comemorar. Por iniciativa do vereador Bruno Orlandi o Fórum de Turismo a partir deste ano passa a fazer parte do calendário e com isso a responsabilidade aumenta para entregarmos um encontro que cumpra com o planejado e entregue conteúdo de excelente qualidade os participantes”. O vereador foi homenageado na abertura do evento.
Setor de Eventos e Hotelaria – players apontam caminhos para o setor
O painel do setor de eventos e hoteleiro teve a participação de players de importantes redes nacionais e gestores das OTAs (Online Travel Agency) como Expedia e HotelBeds e empresas de eventos, como GL Events.
“Trouxemos para Santos o presidente da ABEOC-SP Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Paulo Otávio e o diretor executivo da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos, Márcio Guerreiro, pois o objetivo do Fórum é trazer casos de sucesso e especialistas em regionalização para contribuir com suas experiencias no fortalecimento regional”, destaca Vanessa Lombardi, que além de presidente do Santos CVB é CEO da Fulltime Eventos e Turismo e participou do painel colaborando experiência de quem atua há mais de 30 anos no setor. A mediação foi feita pelo gerente comercial e de marketing do Comfort Santos Hotel, Rodolpho Hesselbach, e teve também importante participação de Cristian Ynonye, da GL Events e gerente geral do Blue Med Convention Center, Pedro Figueiredo, associate market manager do Expedia Group e Fabiana Borges, contracting manager da Hotel Beds.
Destinos instagramáveis – atraindo o desejo dos turistas
Já o painel “Turismo Instagramável – Despertando o desejo de conhecer o destino” trouxe a temática atual sobre a visibilidade e engajamento nas redes sociais, com Marcelly Abreu, apresentadora e digital influencer, Dani Muniz, do blog @aquiemsantostem, Vitor Murillo @litoralindica, e Adriana Chaina @viajandocomhistoria. Os influenciadores puderam atualizar o público sobre o segmento que é um dos que mais crescem no mundo.
Gramado como case da transformação de um destino
Entre os painéis do 5º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, destaque para o case da cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, com a “Transformação de um Destino” que foi o tema da apresentação de Eduardo Zorzanello, CEO da Rossi e Zorzanello, empresa que organiza ente outros eventos o Festival do Turismo de Gramado há 34 anos. Zorzanello abordou a mudança de postura que fez a cidade se tornar um dos principais destinos turísticos de lazer e eventos do País.
Zorzanello bateu um papo com a jornalista Arminda Augusto, diretora de projetos do grupo Tribuna, e trouxe o exemplo de Gramado para a realidade de Santos. “São destinos parecidos por estarem há poucas horas de grandes capitais, como São Paulo e Porto Alegre. Hoje Gramado tem um calendário repleto de eventos corporativos e de lazer, mas essa mudança de mentalidade começou lá atras com a implantação de um modelo de cidade turística que atraia turistas com opções para o ano todo”, destacou.
Destino internacional – Santos e o evento Unesco 2022
Na parte da tarde o evento contou com a relevante pauta “As oportunidades da internacionalização do destino baseado na Conferência Anual das Cidades Criativas da UNESCO”, que Santos sediou em julho deste ano. Sobre o tema participaram: Raquel Pelegrini cineasta responsável da Secretaria de Cultura de Santos, responsável da inserção de Santos como Cidade Criativa do Cinema, Selley Storino, Secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, e a organizadora da conferência, Vanessa Lombardi, CEO da Fultime Eventos e Turismo e presidente do Bureau.No bate-papo as convidadas puderam relatar com detalhes como foi o processo desde a escolha de Santos como cidade criativa do cinema, passando pela disputa internacional para sediar o encontro até o desafio da organização da conferência.
Lideranças empresariais – o Turismo como indutor da economia
Destaque também para o painel “Juntos somos mais fortes: como transformar o turismo como um impulsionador da economia regional” no qual as lideranças empresariais Omar Abdul Assaf presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Adalto Correa, diretor executivo da Associação Comercial de Santos, e Jean Barbosa, coordenador das Câmaras dos Dirigentes Lojistas da região, debateram o tema como desenvolvedores da economia local. A mediação foi de Andrea Neris, Diretora Institucional do Santos CBV.
Secretários de Turismo da região – perspectivas para 2023
De forma inédita contamos com um painel dedicado aos secretários de turismo das cidades participantes da Região Turística da Costa da Mata Atlântica, com o tema “Fortalecimento do Turismo Regional, quais as oportunidades de cada cidade para 2023”, com os gestores de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Em pauta temas como a necessidade da criação de um produto único para divulgarmos a região, respeitando os produtos individuais de cada cidade, a ideia de criarmos ações em conjunto principalmente nas épocas de baixa temporada foi uma das grandes estratégias de Gramado mencionadas no painel, atividades culturais como atrativos turísticos e a perspectivas para a próxima temporada de verão na região. Eduardo Zorzanello, de Gramado, participou do painel junto com os secretários e trouxe o exemplo de Gramado para interagir.